O caso da fisiologia
Ensaio: O caso da fisiologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jessicareis81 • 17/11/2014 • Ensaio • 390 Palavras (2 Páginas) • 412 Visualizações
DEPARTAMENTO DE FISIOLOGIA
Caso 1
Uma mulher é encaminhada ao hospital após se envolver em um acidente automobilístico. Ela tem 30 anos e possui múltiplas injúrias, incluindo fratura craniana. Embora inicialmente em coma, ela gradualmente recuperou a consciência. Cinco dias após o acidente, ela desenvolveu abruptamente sede e diurese intensas, passando a ingerir grandes quantidades de líquido e excretar um grande volume urinário (cerca de 8 L/dia). O exame físico não mostrou anormalidades evidentes, exceto pela observação de mucosas levemente secas. Os sinais vitais estavam normais. O exame parcial de urina foi normal com ausência de células vermelhas. A osmolalidade da urina era de 75 mOsm/Kg. Após um período de privação de água de 8 horas, a paciente apresentava um fluxo urinário de 150 mL/hora e a osmolalidade da urina havia estabilizado em 125 mOsm/Kg. Neste ponto, a osmolalidade do soro era de 310 mOsm/Kg (ref.: 275-295 mOSm/Kg) e o Sódio sérico de 155 mEq/L (ref.: 135-145mEq/L). As concentrações de uréia e creatinina séricas estavam normais. Não havia presença de glicose na urina.
1. Qual o significado da osmolalidade da urina desta paciente ser persistentemente menor do que a osmolalidade do plasma?
2. Com base na descrição do caso, qual a provável causa da poliúria e polidpsia?
3. Quais porções do nefron são críticas para prevenir perda excessiva de água e quais processos estão envolvidos?
4. Onde o hormônio regulador desses processos é sintetizado e armazenado? O que modula a secreção deste hormônio?
5. O que os níveis de ADH plasmático e a resposta da paciente à administração desse hormônio poderiam indicar sobre o diagnóstico de sua condição?
Caso 2
Uma adolescente de 15 anos de idade foi levada ao hospital apresentando um estado de torpor. Antes de ser levada ao hospital, a paciente apresentou náuseas e vômitos. Segundo o relato de familiares a paciente apresentava poliúria, polidipsia e polifagia há algumas semanas. O exame físico revelou que a paciente apresentava respiração acelerada e profunda, hálito frutado e pele e mucosas secas.
Exames Laboratoriais:
Glicemia: 800 mg/dL
Glicose na Urina: 4+
pH: 7.15 (7.35 - 7.45)
pCO2: 28 mmHg (35 – 45 mmHg)
HCO3-: 12 mmol/L (21 – 28 mmol/L)
1. Qual a provável causa da hiperglicemia nesta paciente?
2. Explique a glicosúria.
3. Explique os seguintes sinais e sintomas apresentados pela paciente:
- Poliúria, polidipsia e polifagia
- Hálito frutado
- Pele e mucosas secas
4. Qual a causa da acidose?
5. Por que a pressão parcial de CO2 e os níveis plasmáticos de bicarbonato encontravam-se reduzidos?
...