Os Carbonatos e Silicatos
Por: Tainara Ribeiro • 19/11/2018 • Trabalho acadêmico • 665 Palavras (3 Páginas) • 350 Visualizações
I. Nesse procedimento ocorre a carbonização do açúcar branco comum (sacarose) por ação do ácido sulfúrico. A transformação da sacarose em carbono ocorre através de um processo de desidratação, como mostra a equação abaixo:
2 C12H22O11(s) + 2 H2SO4(l) 24 C(s) + 24H2O(g) + 2 SO2(g) + O2(g)
No decorrer da reação é acompanhada uma mudança na coloração da sacarose de branco para castanho, terminando com a expansão de um sólido preto (composto de carbono). Durante a transformação, ocorre a liberação de vapor de água e dióxido de enxofre (reação realizada em capela por ser um composto tóxico), acompanhada ainda por uma grande liberação de energia por ser uma reação exotérmica.
II. O carvão ativado é constituído basicamente de carbono e possui milhares de pequenos poros em sua estrutura, o que lhe permite adsorver moléculas de gases e líquidos, como, por exemplo, corantes presentes em refrigerantes. Isso é observado no experimento com refrigerante de uva, pois ao colocar o carvão ativado em contato com refrigerante seguido de agitação e processo de filtração simples, é possível observar uma coloração mais clara do refrigerante. Isso evidencia que o corante (de coloração roxa) foi adsorvido na estrutura no carvão ativado.
III. As reações envolvidas no processo estão representadas abaixo:
NaHCO3(s) + HCl(aq) NaCl(aq) + H2O(l) + CO2(g)
CaCO3(s) + 2 HCl(aq) CaCl2(aq) + H2O(l) + CO2(g)
A coloração azulada do azul de bromotimol tem coloração azul em meio básico, mas rapidamente torna-se verde, em decorrência do ácido carbônico formado:
H2O(l) + CO2(g) H2CO3(aq)
A solução de hidróxido de sódio, devido a formação de carbonato de cálcio, torna-se turva como mostra a equação a seguir:
Ca(OH)2(aq) + CO2(g) CaCO3(s) + H2O(l)
IV. Não foi realizado.
V. Solução de Carbonato:
A solução inicial apresenta um pH em torno de 9, pois como se observa abaixo, tem-se a formação de uma base.
Na2CO32-(s) + H2O(l) H2 CO3(aq) + OH-(aq) + Na+(aq)
Reação envolvida após a adição do NaCl:
NaCO3(s) + HCl(aq) NaCl(aq) + H2O(l) + CO2(g)
pH da solução = 12
Na reação não há evidências que puderam ser observadas. Entretanto pode-se subentender que o sal NaCl leva a formação de
Solução de Silicato:
A solução inicial apresenta um pH em torno de 10, pois como se observa abaixo, tem-se a formação de uma base:
Na2SiO3(s) + H2O (l) SiO2(aq) + 2Na+(aq) + 2OH-(aq)
Reação envolvida:
Na2SiO3(s)
...