PPC licenciatura em química
Por: André Felippe Xavier • 24/3/2016 • Trabalho acadêmico • 415 Palavras (2 Páginas) • 252 Visualizações
PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO LICENCIATURA EM QUÍMICA
André Felippe de Almeida Xavier
Graduando (IC), andrefelippe10@gmail.com
Palavras-Chave: Projeto Pedagógico do Curso (PPC), Licenciatura, Química.
Introdução
Esse trabalho trata-se de uma pesquisa documental, que aborda uma visão geral do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de licenciatura em química no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS), campus Aracaju.
Os estudantes brasileiros não tem tido desempenho satisfatório em exames como o Pisa – Programa Internacional de Avaliação de Alunos – o que indica que os estudantes não estão sendo educados para o letramento cientifico. Desta forma, o curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe foi criado para formar professores de Química capazes de atuar na educação do ensino fundamental, médio e profissionalizante. E para se ofertar um curso com uma maior qualidade, foram propostas modificações na matriz curricular e no tempo de conclusão de curso.
Tendo como objetivo formar professores de química, para o ensino fundamental, médio e profissionalizante que tenham uma dimensão de interdisciplinaridade e uma formação cientifica básica. Este profissional deve possuir uma sólida formação teórica, pratica e metodológica.
O acesso ao curso de licenciatura em química é dado através de um processo seletivo, regulado por edital próprio, em que o candidato deve ter concluído o ensino médio ou equivalente.
Este PPC visa à formação do docente para atender principalmente o ensino médio e a educação profissional, por tanto esta estruturado com atividades práticas, estagio supervisionado integrado e as atividades complementares.
Quanto a estrutura curricular, se baseia na construção do conhecimento que fundamentara a formação inicial dos profissionais. As ações pedagógicas para engajar os futuros educadores em equipes interdisciplinares de pesquisa para a construção e produção de conhecimentos articulados às realidades sociais.
As atividades complementares permitem aos alunos uma aproximação com o campo epistemológico da pedagogia e da área especifica, experiências diversificadas de formação e de cultura geral.
O currículo do curso é constituído por uma sequência de disciplinas e atividades ordenadas por matrículas semestrais seriadas (créditos). O curso apresenta uma duração mínima de 8 semestres (4 anos), sendo o tempo máximo de sua integralização de 8 anos, descontado o tempo regimental de trancamento do curso.
O curso traz duas disciplinas voltadas ao meio ambiente, química ambiental e educação ambiental no ensino de química.
Resultados e Discussão
Conclusões
Agradecimentos
...