PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Por: Rafaelly de Paula • 25/5/2017 • Seminário • 883 Palavras (4 Páginas) • 334 Visualizações
PROCEDIMENTO EXPRIMENTAL
Durante esta aula de laboratório foram realizados cinco experimentos para obter a densidade de materiais muito utilizados na engenharia, os procedimentos práticos estão explicados a seguir.
Procedimento 1- Água
Em uma balança analítica, realizou-se a pesagem de uma proveta (100 mL). Em seguida adicionou-se 30mL de água destilada na mesma proveta, feito isso realizou-se uma nova pesagem da vidraria com o liquido e obteve-se sua massa. Para se realizar o calculo da densidade foi preciso fazer a diferença das duas massas( massa da proveta − massa da proveta com água destilada)
Procedimento 2- Brita
Neste procedimento utilizou-se um béquer (100 mL) para fazer a transferência dos materiais, onde foi necessário aferir, na balança analítica, sua massa . Logo em seguida adicionou-se 10 unidades de brita no béquer pra fazer uma nova leitura de massa, registrou-se o valor obtido e o somou com a massa do béquer gerando uma massa total. Para saber o volume utilizou-se uma proveta (100 mL) com água destilada. Adicionou-se 30 mL de água destilada mais 10 unidades de brita na proveta, feito isso anotou-se os resultados obtidos atraves dos calculos.
Procedimento 3- Prego
Pesou-se uma proveta(10mL), em seguida adicionou-se 3 unidades de prego na mesma proveta e realizou-se uma nova aferição de massa na balança analítica. Feito isso realizou-se a medida de volume, feita também em uma proveta(10mL), colocou-se 8mL de água destilada inicialmente posteriormente adicionou-se 3 unidades de prego e anotou-se os resultado obtidos atraves dos calculos.
Procedimento 4- Cimento
Pesou-se um béquer (100mL), em seguida adicionou-se uma quantia de cimento para realizar uma nova aferição de massa na balança analítica, anotou-se o valor obtido. Depois de medir a massa tranferiu-se o cimento para a proveta anotou-se os resultado obtidos atraves dos calculos.
Procedimento 5- Óleo
Realizou-se a aferição da massa de uma proveta(100mL), em seguida adicionou-se um volume de 26mL de óleo na mesma e realizou-se uma nova pesagem da proveta com o óleo na balança analítica, analizou-se o resultado e atraves dos valores obtidos realizou-se os calculos.
MATERIAIS E METODOS
Materiais utilizados
Balança analíica
Béqueres (100 mL)
Provetas
REAGENTES UTILIZADOS
Água
Brita
Cimento
Óleo
Prego
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Procedimento 1- Água
A massa da proveta (100 mL) foi de de 44,43g. Em seguida foram adicionados 30mL de água destilada na mesma proveta, logo em seguida foi feita uma nova pesagem da vidraria com o liquido obtendo uma massa de 74,89g. Para se realizar o calculo da densidade foi preciso fazer a diferença das duas massas( massa da proveta − massa da proveta com água destilada), onde se obteve um valor de 30,46g, portanto o calculo da densidade será:
d=mV
d=30,430
d=1,0 g/mL
Procedimento 2- Brita
A massa do béquer (100 mL) foi de 48,7g. Logo em seguida foram adicionadas 10 unidades de brita no béquer pra fazer uma nova leitura de massa, desta vez foi registrado um valor de 68,47g; gerando uma massa total de 19,4g. Para saber o volume, em uma proveta (100 mL), adicionou-se 30 mL de água destilada mais 10 unidades de brita na proveta obteve-se uma marca de 37 mL, logo o volume da brita foi de de 7mL. Realizou-se o calculo da densidade da brita tivemos obeve-se o seguinte resultado:
d=mV
d=19,47
d=2,7 g/mL
Procedimento 3- Prego
A massa da proveta(10mL) foi de 18,6g, em seguida adicionou-se 3 unidades de prego na mesma proveta obteve-se um valor de 28,8g; portando a massa final do prego foi de ∆m=28,8g – 18,6g gerando um resultado de 10,2g. Para medir o volume , em uma proveta(10mL), colocou-se 8mL de água destilada com a adição de 3 unidades de prego seu volume passou para 9,2mL; logo o volume final foi igual a ∆V=9,2mL – 8mL gerando um resultado de 1,2mL. Ao calcular a densidade do pego obtiveram-se os seguintes resultados:
...