PROFESSORA MARIA SYLVIA CHALUPPE MELLO
Por: Maylon Silva • 4/4/2022 • Relatório de pesquisa • 1.730 Palavras (7 Páginas) • 128 Visualizações
INSTITUTO TÉCNICO DE BARUERI
PROFESSORA MARIA SYLVIA CHALUPPE MELLO
LEONARDO MOTA MARTINS 20
LUCAS SANTOS DO REAL 23
MAYLON SILVA COSTA 28
THIAGO SILVA DUARTE 34
YHURE FRANCES NASCIMENTO 38
.
Barueri
Abril de 2016
INTRODUÇÃO
Na aula de laboratório sobre carboidratos conhecemos e identificamos o poder redutor de alguns açúcares pelo método de Benedict. O Reagente de Benedict (também chamado de Solução de Benedict ou Teste de Benedict) é o reagente químico (de cor azulada), geralmente utilizado para detectar presença de açúcares redutores. O Reagente de Benedict consiste, basicamente, de uma solução de sulfato cúprico (CuSO4) em meio alcalino que em presença de um agente redutor apresenta a coloração castanha devido a formação do óxido cuproso (Cu2O).
Outro método utilizado nesta aula foi a adição da solução de Lugol em polímeros, cujo objetivo foi obter informações sobre o tamanho e o grau da ramificação da molécula de carboidrato através da reação com o iodo (I3K). O lugol é um reagente feito a partir de iodeto de potássio e sua reação com o amido ocorre após a abertura momentânea das cadeias de amilose e amilopectina do grão de amido que irão "aprisionar" o iodo nas cadeias de amilose originando a cor azul.
Procedimento experimental 1, açúcares redutores:
Material
a) Reagentes e soluções:
- Solução de amido 1%;
- Solução de glicose 1%;
- Solução de sacarose 1%;
- Solução de Hidróxido de sódio (NaOH) 6N;
- Ácido Sulfúrico (H2SO4) concentrado;
- Água destilada;
- Reativo/ indicador Benedict.
b) Vidrarias:
- 5 tubos de ensaio;
- Pipeta de Pasteur
- Pipeta de 1 e 2 mL
Parte I, foi colocada as seguintes amostras individualmente nos tubos de ensaio, 1 mL da solução de amido com a concentração de 1%, 1 mL da solução de sacarose com a concentração de 1%, 1 mL da solução de glicose com a concentração de 1% e água destilada, em seguida os tubos foram enumerados respectivamente para seguir o procedimento experimental, em cada um dos tubos foram adicionados 2 mL de Benedict, foi aquecido em banho-maria por aproximadamente 5 minutos para observar a mudança de cor do indicador Benedict que quando se reduz o cobre fica Cu+ e a coloração fica vermelho tijolo indicando a presença do açúcar redutor. Parte II, foi transferido 1 mL da solução de sacarose com a concentração de 1% a um tubo de ensaio, em seguida foram adicionadas 3 gotas de ácido sulfúrico (H2SO4) concentrando na solução, a solução de sacarose com ácido sulfúrico foi fervida durante 1 minuto, em seguida foram adicionadas 15 gotas de NaOH (Hidróxido de sódio) 6N para neutralizar o H2SO4 e foram adicionados 2 mL de Benedict, essa solução foi aquecida em banho-maria durante 5 minutos.
Procedimento experimental 1.1, açúcares redutores:
Material
a) Reagentes e soluções:
- Solução de amido 1%;
- Solução de glicose 1%;
- Solução de lugol;
- Solução de hidróxido de sódio (NaOH) 1M;
- Solução de ácido clorídrico (HCl) 1M;
- Água destilada.
b) Vidraria:
- 3 tubos de ensaio;
- Pipeta de Pasteur;
- Pipeta de 2 mL.
Parte I, foram colocadas as seguintes soluções individualmente no tubo de ensaio, 2 mL de água destilada, 2 mL da solução de amido com a concentração de 1 % e 2 mL da solução de glicose com a concentração de 1 %, em seguida os tubos de ensaio foram enumerados respectivamente. Em cada tubo de ensaio foram colocadas 4 gotas da solução de lugol, em seguida foi observada a coloração das soluções em cada um dos tubos de ensaio com a presença do lugol. Parte II, no tubo que continha amido e lugol foram adicionadas 5 gotas de hidróxido de Sódio (NaOH) 1M, logo em seguida foram adicionadas 5 gotas de ácido clorídrico (HCl) 1M.
Resultados e Discussões 1:
Os resultados obtidos no procedimento de identificação dos açúcares redutores da parte I, nos mostra que ao Benedict entrar em contato com um açúcar redutor, o Cobre que contém no Benedict reduz de Cu+2 passa para Cu+ acontecendo uma mudança de cor do azul para o vermelho tijolo ou amarelo após o aquecimento em banho-maria,
segue a reação: Cu+2 Δ Cu+ Cu2O + H2O[pic 1][pic 2]
O amido + Benedict = não precipitou e não houve mudança de cor prevaleceu o azul com tom de opaco, como representa a imagem a seguir:[pic 3] (Imagem tirada por Gabriela Aguiar)
A sacarose + Benedict = não precipitou e não houve mudança de cor prevaleceu o azul com tom ligeiramente mais escuro, como representada a imagem a seguir:
[pic 4]
(Foto tirada por Gabriela Aguiar)
A glicose + Benedict = precipitou e houve a coloração de azul para vermelho tijolo, como a imagem a seguir:[pic 5](Foto tirada por Yhure F. Nascimento)
Água destilada + Benedict = não precipitou e não houve a mudança de cor prevaleceu o azul com tom mais claro, como representa a imagem a seguir:
[pic 6]
(Tirada por Gabriela Aguiar)
Resultados e discussões 2.1:
Parte II, sacarose + H2SO4 Δ NaOH + Benedict Δ Precipitado com a coloração vermelho tijolo, como representa a imagem a seguir:[pic 7][pic 8]
Procedimento experimental 2, sobre o tamanho e grau de ramificação da molécula de carboidrato através da reação com o iodo:
Materiais:
a) Reagentes e soluções:
- Solução de amido 1%;
- Solução de glicose 1%;
- Solução de lugol;
- Solução de hidróxido de sódio (NaOH) 1M;
- Solução de ácido clorídrico (HCl) 1M;
- Água Destilada;
...