Padronização de NaOH
Por: 9994325 • 10/5/2016 • Relatório de pesquisa • 906 Palavras (4 Páginas) • 2.165 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
Centro de Ciências Agrárias
Relatório de Química
Prática III - Padronização de uma solução de NaOH
Profª. Camila Mari
Farmácia Turma 02 - 1º período
Priscila Lopes - 2013203714
Rogerio Rodrigues Ribeiro - 2013203709
Welton da S. Arruda -2013203710
Tamires de A. da Costa - 2013203691
Alegre, 26 de novembro de 2013.
INTRODUÇÃO
Nos laboratórios o processo de titulação é um procedimento muito usado, onde é feita a adição gradativa de solução de um reagente à outra solução, de modo que atinjam proporções estequiométricas, conhecida como ponto de equivalência. De acordo com Russel(1994): “As reações de neutralização são importantes em um procedimento de laboratório conhecido como titulação ácido-base, no qual a concentração molar de um ácido em uma solução aquosa é determinada pela adição vagarosa de uma solução básica de concentração conhecida na solução do ácido.” Tal análise química apresenta aplicação em produtos comercias como vinagre e leite de magnésia, assim como na padronização de soluções utilizadas em laboratórios. Sendo assim, a titulação fornece detalhes importantes do equilíbrio ácido-base.
MATERIAIS
- Balança analítica
- Banho maria
- Pisseta com agua
- Pipeta graduada de 10,00 ml
- Bureta de 25,00 ml
- Suporte universal com garra para bureta
- Erlenmeyer de 125 ml
- Bastão de vidro
- Béqueres de vidro de 100 ml
- Balão volumétrico de 100 ml
REAGENTES
- Hidróxido de Sódio
- Fenolftaleína
- Hidrogenoftalato de potássio
OBJETIVOS
- Preparar soluções de hidróxido de sódio 0,1 M
- Padronizar a solução de hidróxido de sódio 0,1 M através da titulação com hidrogenoftalato.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
- Primeiro pesou-se o ftalato ácido de potássio 0,25g em um erlenmeyer de 125 ml. Seguindo os procedimentos normais de tara da balança analítica com o erlenmeyer e pesagem da substância. Adicionou-se 50 ml de água destilada e em banho maria à 60°C a mistura homogeneizando-a.
- Após resfriamento da mistura, adicionou-se 2 gotas do indicador fenolftaleína.
- Na bureta, adicionou-se o produto a ser titulado, uma solução identificada como 0,1mol/L-¹ de NaOH na marca total da bureta de 50ml.
- Colocou-se o erlenmeyer abaixo da bureta, com o uso de uma folha branca a baixo para identificação do primeiro sinal de coloração da mistura.
- Adicionou-se o hidróxido de sódio gota a gota e a quando a substância se corou ao primeiro tom de rosa, a bureta foi fechada e anotou-se a quantidade misturada: 26ml.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Na titulação realisada utilizando-se a substância de padrão primário, o ftalato ácido de potássio(KHC8H4O4) para titular o hidróxido de sódio(NaOH), houve a busca pela concentração exata de hidróxido de sódio em Mols, pois o hidróxido de sódio esta predisposto a inúmeros fatores que podem alterar sua concentração molar em soluções. O uso de um indicador que é um corante acido, já que queremos titular uma base, visa corar a substância final das misturas, neste caso o indicador fenolftaleína, que resultou numa solução levemente rósea devido a um pequeno grau básico da mistura, o “ponto de virada”.
As soluções de padrão primário, são substâncias bem definidas e que não sofrem alterações relevantes à sua concentração e que não possuem características que facilitem erros humanos no seu manuseio.
O primeiro passo no processo de titulação do NaOH deve-se calcular quantos mols há da substância de padrão primário, nesse caso o KHC8H4O4, que foi usada 0,25g e sua massa molar=156,2g. Então:
1mol--------156,2g
Xmol---------0,25g então: X=0,25/156,2; X=0,0016 mols
Feito isto, foram adicionados os 0,25g de ftalato de potássio em 50 ml de H2O destilada levado à banho maria para a solubilização do ftalato de potássio e adicionadas 2 gotas de fenolftaleína, que devido a acidez da mistura, resultou na não alteração das características pré-obtidas que são, uma mistura transparente, incolor, inodora e que não gera calor.
...