TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pectina

Tese: Pectina. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  Tese  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 2

1-Introdução

A pectina é um polissacarídeo formado por monômeros de ácido galacturônico unidos entre si por ligações glicosídicas. Suas moléculas compõem a parede celular de vegetais produtores de sementes, desempenham a função de cimentação intercelular e atuam de forma conjunta com outros polissacarídeos, como celulose e hemicelulose. Foi descoberta em 1825 na França e recebeu esse nome devido ao vocábulo grego Pektos, que quer dizer rígido, fazendo referência á sua principal característica: conferir consistência.

2-Objetivos

2.1 Objetivos

Avaliar o objetivo da pectina, para posteriormente efetuar o principal, que é retirar ou extrair a pectina do limão, passando por todos os processos que levam a extração.

3 - Materiais e Métodos

3.1 - Materiais:

3.1.1- Equipamentos e vidrarias

Os equipamentos e vidrarias utilizadas no experimento foram: Facas, solução de ácido cítrico 3%, álcool etílico 70%, banho Maria de 90 a 95°C, béquer de 600, estufa, bastão de vidro, funil e balança analítica.

3.2 - Procedimentos

3.2.1 Preparo da amostra

Separou-se o pericarpo da casca.A balança analítica foi tarada com um Becker 600. Neste mesmo recipiente pesou-se 7.5 g de ácido cítrico. Colocou-se o composto em um balão volumétrico. Homogeneizou-se a solução com auxilio de um bastão de vidro. Pegou-se a casca e retirou-se dela o albedo. Em seguida pesou-se 50 g do mesmo. Preparou-se água acidulada com ácido cítrico, onde se mediu com pHmetro a solução com 1.80 e para obter o valor 3.00 de ácido, adicionou-se NaOH, solução alcalina ao composto. Aquecer a 90°C e manter em banho-maria de 90 a 95°C durante 60 minutos, com agitação lenta e contínua. Deixar decantar. Obteve-se um misto de albedo juntamente com o gel. Introduziu-se em um béquer maior e juntar aos poucos 3x mais em volume, de álcool etílico a 70%, com intuito de flocular. Deixou-se em repouso cerca de 30 a 120 minutos, devendo haver boa floculação. Secar o gel em estufa de ar quente de 50 a 55°C.

4-Conclusão

Para se obter a pectina é necessário um complexo processo onde a matéria prima é preparada e também as soluções acidificadas, que são reguladas com a inserção de substancias alcalinas fazendo o seu pH subir, posteriormente e basicamente depois são as operações unitárias que encerram o processo, e a adição de álcool etílico entre os dois aparentados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com