Pneumococos Bactéria Gram-positivas do Gênero streptococcus.
Por: Mariana Martins • 8/6/2016 • Seminário • 313 Palavras (2 Páginas) • 1.062 Visualizações
Pneumococos
Bactéria gram-positivas do gênero streptococcus.
em ágar-sangue
Streptococcus pneumoniae pertence ao grupo α-hemolítico, produzindo uma cor esverdeada em ágar-sangue, devido à redução do ferro da hemoglobina.
Obs: Os estreptococos são classificados de acordo com a sua capacidade de provocar lise (morte celular) em eritrócitos, em alfa (hemólise incompleta), beta (hemólise total) ou gama (nenhuma hemolise)-hemolítico.[1]
colônias mucoides (lisas/brilhantes).
O crescimento pode ser inibido pela optoquina (cloridrato de etil hidrocupreína) e são solúveis em bile
Os pneumococos podem ser divididos em sorogrupos ou sorotipos, com base na estrutura polissacarídica capsular.
sorotipos capsulares descritos, e é um antígeno empregado na composição de vacinas.
Hialuronidase é uma Enzima produzida pela maioria dos isolados de S. pneumoniae, Hialuronidase está diretamente envolvida na invasão do hospedeiro, pelo pneumococo, por quebrar o ácido hialurônico, importante constituinte do tecido conjuntivo.
Pneumolisina é classicamente definida como uma toxina formadora de poros. O colesterol funciona com um receptor para pneumolisina e em altas concentrações essa toxina pode lisar as células que apresentam essa molécula na membrana.
A autolisina (N-acetilmuramoil-L-alanina amidase) participa de um grande grupo de enzimas de degradação da parede celular, está localizada no envelope da célula.
Proteína pneumocócica A de aderência (PsaA) . A função provável desta proteína é o transporte de magnésio e zinco para dentro do citoplasma da bactéria.
Proteína pneumocócica C de superficie (PspC) Promove aderência e invasão das células epiteliais respiratórias. PspC liga-se à proteína regulatória do complemento, fator H, que inibe a ativação da via alternativa.
Os pneumococos são capazes de evitar o muco através da produção da protease secretora IgA (sIgA) e da pneumolisina. A sIgA evita as interações entre o muco e a bactéria, impedindo assim que elas sejam transportadas pelo movimento ciliar. Já a pneumolisina ( citoxina) se liga ao colesterol da membrana das células hospedeiras produzindo poros, essa atividade pode destruir tanto as células epiteliais como as fagocíticas, substância que em conjunto com a cápsula antifagocitária permitem que o microrganismo sobreviva à fagocitose.
...