Procedimento acido acético
Por: Leonardo Hiey • 6/5/2019 • Projeto de pesquisa • 453 Palavras (2 Páginas) • 169 Visualizações
Materiais e reagentes
-Água Destilada
-Álcool n-butílico
-Ácido acético glacial
-Ácido sulfúrico concentrado
-Sulfato de Sódio anidro
-Solução saturada de bicarbonato de sódio
-Balão volumétrico 250mL
-Perolas de vidro
-Pipeta Graduada
-Condensador de refluxo
-Tela de amianto
-Manta de aquecimento
-Funil de separação
-Funil analítico
-Proveta 100 mL
-Termômetro
-Garra
-Suporte universal
-Béquer 250mL
Procedimento
Parte 1:
Homogeneizou-se 23mL de álcool n-butílico com 28mL de ácido acético glacial em um balão de 250mL, adicionou-se 0,5mL de ácido sulfúrico concentrado, adicionou-se pérolas de vidro. Mediu-se o volume de ácido sulfúrico com pipeta graduada. Aqueceu-se até a ebulição sobre a tela de amianto por 50 minutos.
Parte 2:
Foram feitas 4 lavagens na amostra no funil de separação, sendo a primeira com 125 mL de água destilado, a segunda com 50 mL de água destilada, a terceira com 12 mL NaHCO3 e a quarta com 25 mL de água destilada. Secou-se o éster com 3g de NaSO4 anidro, em seguida, filtrou-se no balão de destilação com papel seco. Destilou-se em manta de aquecimento e recolheu-se a fração de Acetato de Butila em uma proveta.
Reagentes: Aplicações e Toxicidade
-Água Destilada
Aplicações: Experimentos em laboratório, preparação de medicamentos, utilizado em baterias de automóveis.
Toxidade: Não tóxico.
-Álcool n-butílico
Aplicações: Produção de plastificantes, indústria de tintas e vernizes.
Toxicidade: Toxicidade aguda: DL50 ( oral, rato): 790 mg/kg. / LC50: (inalação, rato): > 18 mg / 1 / 4h / LD50 (cutânea, coelho): 3400 mg/kg
Toxicidade crônica: Uma exposição prolongada e repetida pode levar à perda da audição e distúrbios do sistema nervoso central.
-Ácido acético glacial
Aplicações: Componente do vinagre, solvente, produção de corantes, produção de ésteres.
Toxicidade: Toxicidade aguda: CL50 (inalação rato) = 5620 ppm (1 h) Riscos de edema pulmonar. DL50 (pele coelho) = 1060 mg/Kg. DL50 (oral rato) = 3310 mg/kg DL50 (oral camundongo) = 4960 mg/kg.
-Ácido sulfúrico concentrado
Aplicações:
Toxicidade: Toxicidade aguda: LD50 (oral, rato): 2.140 mg/kg (com solução de 25%). LC50 (inalação, rato): 510 mg/m3 /2 h (calculado em substância pura).
Toxicidade crônica: Se respeitados os valores limites de segurança no trabalho, a contribuição para o risco de cancro para o ser humano não é significativa.
-Sulfato de Sódio anidro
Aplicações: Produção de vidro, detergente, corante para tecidos.
Toxicidade: O Sulfato de Sódio é essencialmente um irritante das membranas mucosas. Sensação de queimação no nariz, garganta e olhos. Vermelhidão da pele. Espirros e tosse. Reações de sensibilidade podem ocorrer com o uso tópico repetido. A ingestão de grandes quantidades pode produzir corrosão do trato gastrintestinal, com vômito, diarréia, colapso circulatório e morte. Soluções concentradas quando em contato com a pele ou olhos podem causar necrose local (HSDB).
...