Procedimento de análise Titulacao Volumetrica
Seminário: Procedimento de análise Titulacao Volumetrica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: japaariel • 27/11/2014 • Seminário • 871 Palavras (4 Páginas) • 228 Visualizações
Béquer de vidro de 50 mL e béquer de plástico de 100 ml;
Erlenmeyer de 250 ml;
Bureta graduada de 50 ml;
Suporte Universal com garra para bureta;
Pinça metálica para pesagem;
Balança Analítica com precisão de 0,1 mg;
Pisseta para água destilada.
Preparo das Soluções:
A solução de NaOH 0,1 mol L-1 foi preparada pesando-se 1,0 g de hidróxido de sódio P.A em micropérolas em béquer de 100 mL e transferindo – se a massa de NaOH previamente dissolvido em pequena quantidade de água destilada para balão volumétrico de 250 mL com auxílio de um funil analítico para a transferência e completando-se o volume com a água destilada. A massa foi determinada segundo a fórmula:
Considerando:
C = Concetração molaridade (0,1 mol L-1);
m = massa em gramas de soluto (NaOH);
M = Massa molar do NaOH (40 g/mol);
V = Volume (0,250 Litros).
A solução de ácido acético comercial foi preparada pipetando-se com uma pipeta volumétrica de 10 ml e pipetador de segurança (pêra de segurança), 10 ml da amostra de vinagre para balão volumétrico de 100 mL completando o volume com água destilada até a marca (menisco). Sendo assim manipulou-se uma solução de 10% (V/V).
Procedimento de Análise
A solução de NaOH 0.1 mol L-1 foi transferida para uma bureta de 50 ml da solução usada na titulação, com auxílio de um béquer de 100 ml até um volume superior a 50 ml. Em seguida foram retiradas as bolhas formadas na solução durante sua adição na bureta, para assim evitar erros na leitura do volume gasto, o qual fora ajustado a marca de 50 ml. Da solução de ácido acético a 10%, foram pipetados 5 ml, para um Erlenmeyer de 250 ml e adicionou-se aproximadamente 100 ml de água destilada e 4 gotas da solução indicadora de fenolftaleína 1% alcoólica. A amostra foi titulada adicionando-se a solução de NaOH da bureta gota a gota no Erlenmeyer, que ficou o tempo todo em movimento de homogeneização segundo o esquema ilustrado na Figura-1 abaixo até que a solução apresentasse uma coloração rosa indicando o ponto de equivalência (ponto de viragem). Após alguns segundos, foi verificado se a solução haveria voltado a ficar incolor e foi anotado o volume gasto de solução de NaOH 0,1 mol L-1 :
SUPORTE UNIVERSAL
ERLENMEYER
GARRA
BURETA
FIGURA 1 - Montagem do Experimento.
SUPORTE UNIVERSAL
ERLENMEYER
O procedimento foi realizado por cada membro do grupo realizando-se um total de seis determinações. Os volumes foram anotados para cálculo do teor de ácido
acético no vinagre, da quantidade de matéria de ácido acético através de relações estequiométricas, da média e do desvio padrão entre as determinações.
Cálculos Realizados:
Os Cálculos foram realizados utilizando as fórmulas abaixo:
Mol de NaOH e Mol CH3COOH:
n. NaOH =C. NaOH x V NaOH (L) (número de mol NaOH – quantidade de matéria);
Sendo que através da relação estequiométrica o número de mols do ácido acético é igual ao número de mols do hidróxido de sódio.
Massa do Soluto CH3COOH:
m ácido acético = nCH3COOH (quantidade em mols )x(massa molarCH3COOH – 60 g/mol);
Densidade solução CH3COOH:
Massa de soluçãoCH3COOH = densidadeCH3COOH d= 1050 g/l e volume da soluçãoCH3COOH = 0.005 L;
Título em massa (%)
Título
...