Procedimentos básicos em microbiologia
Seminário: Procedimentos básicos em microbiologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: aadriannoazeve • 24/3/2014 • Seminário • 215 Palavras (1 Páginas) • 320 Visualizações
Procedimentos básicos em microbiologia:
técnicas assépticas e cultivo de microrganismos
1. Técnicas assépticas
As chamadas "técnicas assépticas" são indispensáveis para o isolamento, cultivo e identificação de microrganismos. Elas têm a finalidade de evitar contaminações do meio de cultura ou dos materiais utilizados para determinado procedimento por microrganismos presentes no meio (ar, água, mãos, roupas, etc.).
A seguir, listamos algumas medidas essenciais que devem ser observadas pelo manipulador na ocasião da prática de técnicas de crescimento e isolamento de microrganismos, com o fim de preservar a pureza do cultivo e minimizar os riscos de infecção ou intoxicação no laboratório.
1.1 - Zona de esterilidade
As manipulações devem ser feitas dentro de uma capela microbiológica de fluxo laminar (Figura 1), que pode ser tanto de fluxo horizontal quanto vertical. O fluxo um ambiente estéril dentro da capela. Na ausência de uma capela laminar, a manipulação deve ser feita por trás da chama do bico de gás, de forma a garantir o estabelecimento de uma zona de esterilidade. É somente nesta zona estéril, que os tubos ou recipientes com meios de cultura estéreis e o material biológico a ser inoculado, deverão ser abertos ou manipulados. Qualquer outro material estéril (ex: caixa de ponteiras, seringas, potes contendo microtubos, etc.) utilizado nos procedimentos só pode ser aberto nesta área, para ser preservada a sua esterilidade.
...