Propriedades das Aminas
Por: Mylua • 12/9/2016 • Relatório de pesquisa • 726 Palavras (3 Páginas) • 1.812 Visualizações
1. Introduçao
Aminas são compostos teoricamente derivados do NH3, pela substituição de um, dois ou três hidrogénios por grupos alquila ou arila (Feltre, 2004).
Surge se daí a classificação das aminas em primárias, secundárias ou terciárias (Feltre, 2004).
Entre os compostos orgânicos com apreciável basicidade as aminas são as mais importantes. Analogamente ao amoníaco, as aminas de qualquer das três classes contem nitrogénio com um par de electrões não compartilhados; a tendência do nitrogénio em compartilhar este par de electrões está na base de todo o comportamento químico das aminas: sua basicidade, seu caracter de reagentes nucleófilos – tanto na substituição alquílica com na substituição acílica-bem como a excepcional reactividade dos anéis aromáticos que transportam grupos amina ou grupos amina substituídos. (Morrison, etal, 2005).
As aminas actuam como nucleófilos nas reacções de alquilação e nas reacções de acilação. Um gruo amino em um anel aromático age como um grupo activador poderoso e como u director orto-para. (Solomons, et al, 2006).
2. Objectivos
2.1. Objectivo geral
- Estudar as propriedades das aminas.
2.2. Objectivos específicos
- Verificar a basicidade as aminas;
- Fazer a reacção de cor de sais de anilina com co bicromato de potássio;
- Formar a tribromoanilina;
- Formar bissulfato de difenilamonio e efectuar a sua hidrólise;
- Reagir cor de difenilamina com ácido cítrico.
Parte Experimental
Material
| Reagentes
|
Procedimentos
Experiencia 1: Basicidade das aminas
Num tubo de ensaio a colocou-se uma gota de anilina e 6 gotas de agua, onde formou-se uma emulsao de anilina e agua. De seguida adicionou-se parte da emulsao num tubo de ensaio b e conservou-se para a obtencao do Bissulfato de fenilamonio. Deitou-se uma gota das solucoes aquosas de anilina e metilamina sobre o papel indicador universal e comparou-se o pH da amina aromatica com a amina alifatica. Por fim juntou-se ao tubo de ensaio a uma gota de HCl (2 N) e observou-se a ocorrencia. (A soluçao foi conservada para experiencia 2).
Adicionou-se ao tubo de ensaio b uma gota de H2SO4 (2 N) e verficou-se o que se formou.
Experiencia 2: Reaccao de cor de sais de anilina com Bicromato de potassio
Colocou-se uma gota de cloreto de fenilamonio (ou clorihidrato de anilina, experiencia 1, tubo de ensaio a) no vidro de relogio e adicionou-se uma gota de K2Cr2O7 (0,5 N). Onde apareceu uma coloraçao azul carregada.
Experiencia 3: Formaçao de Tribromoanilina
Colocou-se num tubo de ensaio uma gota de anilina e 5-6 gotas de agua, agitou-se energicamente e adicionou-se algumas gotas de agua de bromo ate o aparecimento de um precipitado branco de 2,4,6-tibromoanilina.
...