Propriedades dos Alcoois
Por: Alynne94 • 19/1/2016 • Relatório de pesquisa • 410 Palavras (2 Páginas) • 983 Visualizações
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Propriedades dos Álcoois
A) Determinação da presença de hidrogênio ativo pelo sódio metálico
Coloque 1 ml de etanol p.a. Adicione aos poucos, cuidadosamente, e agitando fragmentos de sódio metálico utilizando pinça e nunca as mãos, até haver a dissolução do sódio. Verifique que a reação é exotérmica. Deixe esfriar. Observe. Adicione 2 ml de éter etílico. Observe a formação de um precipitado. Repita esta operação para todos os álcoois encontrados na sua bancada.
Resposta:
Pegamos 4 tubos de ensaio com 1ml de cada solução, etanol, n - Butílico, t - Butílico, s – butílico e foi adicionado 2ml de éter etílico, observamos que o etanol acontece a mudança de coloração mais rápido reagindo primeiro no etanol do que em qualquer outro, o n e s - butílico a reação acontece ao mesmo tempo havendo mudança de coloração, tornando-se bicolor.
Foi constatado que quanto menor a cadeia, mais rápido ocorre a reação, no caso, etanol foi o álcool mais rápido devido ser o que apresenta menor cadeia carbônica, sendo o n – Butílico o último de cadeia mais longa.
B) Reação com oxidante (solução sulfocrômica)
Tome um tubo de ensaio, Coloque 0,5 ml de etanol p.a. acrescente 1ml de solução sulfocrômica. Observe. Repita esta operação com todos os álcoois encontrados em sua bancada. Anote para cada uma das amostras: Se ocorre reação ou não; em caso positivo, qual o tempo necessário para que ocorra cada reação e quais as alterações verificadas (trocas de calor, formação de precipitado ou mudança de cor).
Resposta:
Pegamos 4 tubos de ensaio com 0,5 de cada álcool, acrescentamos 1 ml da solução e vimos que o etanol formou um precipitado em ---- minutos, t - butílico não modificou, o s - Butílico ficou com uma coloração mais clara.
C) Formação de xantatos (identificação de álcoois primários e secundários)
Em um tubo de ensaio, coloque 1ml da amostra. Adicionar gotas de sulfeto de carbono e uma pequena lentilha de KOH. Agita – se a mistura por 5 min. Forma – se uma coloração ou precipitado amarelo. OBS: Testar também com álcool N butílico e S butílico.
Resposta:
Pegamos os tubos de ensaio, acrescentamos as gotas da solução e uma pequena lentilha de KOH e observamos que o n - Butílico ficou com uma textura viscosa de coloração amarelada. No s - Butílico houve mudança de textura, porém não tão viscoso como o n – Butílico e sim mais fluido, sua coloração tornou-se laranja claro. Ambos agitados por 5 minutos.
...