Química Orgânica Relatório
Por: Liliane De Laércio • 8/4/2019 • Relatório de pesquisa • 1.052 Palavras (5 Páginas) • 236 Visualizações
ÍNDICE
OBJECTIVO …………………………………………………………………………. 3
FUNDAMENTO TEORICO …………………………………..…………………….. 3
MATERIAS E REAGENTES ………………...……………………………………… 3
PROCEDIMENTOS ………………………………………………………………..… 4
DISCUSSÃO DOS RESULTADOS …………………………………………………. 5
CONCLUSÃO...…….………...………….…………………………………………….7
BIBLIOGRAFIA ……………………………………………………………..……… 8
OBJECTIVO
A seguinte experiência prática tem como objectivo fazer a análise elementar qualitativa em compostos orgânicos,
FUNDAMENTO TEÓRICO
A análise qualitativa dos elementos de uma amostra desconhecida é de grande importância para sua identificação, fornecendo resultados que irão contribuir com ensaios de caracterização posteriores. Em alguns casos pode fornecer os primeiros indícios para a classificação por solubilidade e dos possíveis grupos funcionais que existem no composto.
Os elementos mais comum encontrados nos compostos orgânicos são o carbono, o hidrogénio, o oxigénio, o nitrogénio, o enxofre e os halogénios. De acordo com o tipo de elemento que se deseja encontrar, diferentes métodos podem ser empregados.
Para avaliar se a amostra é de natureza orgânica ou inorgânica pode ser realizado um ensaio directo que constata a presença dos elementos C e H. Neste método, a substância orgânica é queimada na presença de óxido de cobre (CuO) formando dióxido de carbono (CO2), que ao ser colocado em contacto com uma solução de hidróxido de bário (Ca(OH)2), torna a solução turva, confirmando a presença de C, enquanto que gotículas de água são formadas nas paredes do tubo, confirmado a presença de H.
Para verificar a presença de N, S e halogénios em compostos orgânicos, faz-se necessário convertê-los em substâncias inorgânicas ionizáveis, de modo que os ensaios iónicos de análise qualitativa inorgânica possam ser aplicados. O melhor procedimento para essa conversão consiste em fundir o composto orgânico com sódio metálico, este método é chamado de ensaio de Lassaigne.
MATERIAIS E REAGENTES
- MATERIAIS
Tubos de ensaio;
Tubo de vidro em L;
Béquer;
Vidro relógio;
Rolhas de cortiça;
Pinças;
Bico de gás;
Funil;
Papel de filtro;
Conta gota;
Espátula metálica.
- REAGENTES
Sódio metálico (Na);
Óxido cúprico (CuO);
Ácido sulfanílico;
Solução de etanol;
Água;
HCl
PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAL
- EXPERIÊNCIA 1.1-Detecção do carbono e hidrogénio
Colocou – se num tubo de ensaio seco uma mistura de aproximadamente 2,05 g da sacarose (C12H22O11) 1-2g de óxido cúprico finamente pulverizado, adaptou-se à este uma rolha com contendo um tubo dobrado de tal forma que os gases libertados fossem borbulhados abaixo da superfície da água de cal Contida no segundo tubo de ensaio e aqueceu gradualmente o 1º tubo de ensaio.[pic 1][pic 2]
- EXPERIÊNCIA I.1 –Fusão com Sódio metálico
Colocou-se num tubo de ensaio seco um pequeno pedaço de sódio metálico e adicionou-se nele aproximadamente 1g de ácido sulfanílico () que caiu directamente no Na sem tocar nas paredes do tubo e aqueceu-se em seguida. Deixou-se esfriar á temperatura ambiente e adicionou-se gota á gota 3ml de adicionou-se em seguida 10 ml de e filtrou-se a solução alcalina quente; os testes a seguir foram executados com a solução filtrada .[pic 3][pic 4][pic 5]
- EXPERIÊNCIA I.1.1 – Detecção do Nitrogénio
Adicionou-se à 3 ml da solução de fusão com sódio 5 gotas de FeSO4 5%, aqueceu-se até ferver e acidificou-se a mistura com HCl 25%.
- EXPERIÊNCIA I.1.2 – Detecção do Enxofre
- Adicionou-se à 2 ml da solução de fusão com Sódio algumas gotas de ácido acético diluído e em seguida algumas gotas de acetato de chumbo.
- Adicionou-se à 2 ml da solução de fusão com Sódio 3 gotas da solução de nitroprussiato de sódio.
DISCUSSÃO E OBSERVAÇÕES
- EXPERIÊNCIA 1.1 - Detecção do Carbono e Hidrogénio
Ao longo da Experiência notou-se que o gás que passava pelo tubo fazia com que a água de cal borbulhasse. E Observou-se a libertação de um gás (), através da fumaça o gás percorreu o caminho e chegou ao tubo de ensaio contendo , notou-se que o líquido borbulhou e que nas paredes do 1º tubo foram formadas pequenas gotas, o que caracteriza a formação de água, e assim a presença de;[pic 6][pic 7][pic 8]
Ao aquecer o tubo o cobre é reduzido e qualquer carbono presente é oxidado a CO2, enquanto que o hidrogênio se transforma em água, o CO2 ao borbulhar na solução de água de cal turva a solução formando inicialmente carbonato de cálcio e em seguida volta a ficar transparente ao formar bicarbonato de cálcio solúvel.
24CuO + C12H22O11 24Cu + 12CO2 + 11H2O[pic 9]
CO2 + Ca(OH)2 CaCO3 + H2O[pic 10]
CO2 + CaCO3 + H2O Ca(HCO3)2[pic 11]
- EXPERIÊNCIA I.1 –Fusão com Sódio metálico
Ao aquecer o Na metálico com o ácido sulfanílico houve uma fusão completa e a mistura tornou-se preta. Nesta reação os elementos presentes no composto orgânico são todos reduzidos. O nitrogênio é convertido em cianeto de sódio, o enxofre em sulfeto de sódio e o oxigênio em hidróxido de sódio.
C6H7NO3S + Na NaCN, NaOH, Na2SCRICIÚMA, SETEMBRO DE 2010[pic 12]
Relatório apresentado ao Curso de Engenharia Química da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, solicitado na disciplina de
...