Quimica das aguas
Por: Nicolas Stylianos • 1/6/2017 • Trabalho acadêmico • 1.033 Palavras (5 Páginas) • 343 Visualizações
SUMÀRIO
1 INTRODUÇÃO........................................................................................07 2 ESCAPAMENTOS..................................................................................08 2.2 GASES....................................................................................................09 2.3 SOBRE O DISPOSITIVO........................................................................11
1 Introdução
Este trabalho sobre o conversor de gases, foi pensado visando os problemas envolvendo o efeito estufa, pois os gases emitidos são prejudiciais ao meio ambiente e esse dispositivo é algo de muita importância para todos.
O objetivo é reaproveitar os gases, trazendo um benefício a quem quiser usar o dispositivo e ajudando o nosso meio ambiente. O dispositivo ira transformar os gases em energia elétrica, podendo ser usada no próprio carro, ou seja, nos sistemas que usam pouca energia, um dos exemplos seria o sistema de ar condicionado do automóvel ou se possível utilizar de alguma outra forma pois a energia estará armazenada em uma bateria.
Para suprir a necessidade de algo mais sustentável, já foram inventados vários dispositivos para diminuir a quantidade de CO2 emitida pelo carro ou então sistemas que transformava esses gases em gases sustentáveis. Existe hoje em dia órgãos públicos onde se realizam inspeções para ver o nível de emissão de gases (inspeção veicular feita pelo DETRAN).
O que controla essa emissão de gases é o catalizador, que fica acoplado no escapamento e esse dispositivo é feito de um tipo de fibra de diamante tendo um preço muito elevado, e sua principal utilidade é diminuir o nível de poluição, geralmente ele é encontrado em carros modernos.
2 Escapamento
O sistema de escapamento, ou simplesmente escapamento, é um conjunto de tubos e silenciadores que têm como principais funções:
• Reduzir os ruídos produzidos pelo motor, mantendo os níveis dentro do especificado por lei;
• Conduzir os gases nocivos à saúde para longe da cabine, evitando a intoxicação dos passageiros;
• Controlar a contrapressão dos gases, através das curvas, volumes e vazões desenvolvidos para obter o melhor rendimento do motor;
• Auxiliar na redução de consumo de combustível.
Principais Componentes
• Coletor de Admissão – capta os gases provenientes da queima de combustível pelo motor.
• Tubo dianteiro ou tubo motor – está conectado ao coletor de admissão, iniciando a condução dos gases para o catalisador.
• Catalisador - de instalação obrigatória desde 1992, é responsável pela transformação dos gases nocivos em elementos não poluentes e consiste em uma colmeia cerâmica ou metálica, impregnada de metais nobres (paládio, platina e ródio), envolvida em manta amortecedora para a proteção contrachoques, e encapsulada em uma carcaça de aço inoxidável.
• Silencioso Intermediário – reduz os ruídos (ondas sonoras de alta frequência), melhora o rendimento do motor e, consequentemente, auxilia na economia de combustível.
• Silencioso traseiro – completa as funções do silencioso intermediário, reduzindo ondas sonoras de baixa frequência.
2.2 Gases
Dentre os poluentes gasosos emitidos por motores a diesel alguns se destacam, tais como: óxidos de carbono (CO e CO2), óxidos sulfúricos (SOx), óxidos de nitrogênio (NOx), hidrocarbonetos aromáticos (HA). O monóxido de carbono (CO) é um gás inodoro, incolor, insípido produzido por queima incompleta de combustíveis que contém átomos de carbono. Essencialmente, trata-se de uma substância que prejudica a oxigenação dos tecidos e, por isso, é classificada como um asfixiante sistêmico. A hemoglobina, substância que está dentro dos glóbulos vermelhos do sangue, carrega o oxigênio (O2) dos pulmões aos diversos setores do organismo. No entanto, a hemoglobina tem também afinidade pelo monóxido de carbono (CO), ligando-se a ele quando disponível nos pulmões
...