Química Inorgânica Experimental I
Por: Tayna Dhayanne • 28/11/2018 • Trabalho acadêmico • 1.058 Palavras (5 Páginas) • 268 Visualizações
Universidade Federal do Amazonas – UFAM
Instituto de Ciências Exatas – ICE
Departamento de Química – DQ
Química Inorgânica Experimental I
Tayná Dhayanne – 21754172
RELATÓRIO IV – ÁCIDO BÓRICO
Manaus/ AM
2018
Tayná Dhayanne C. de Oliveira – 21754172
RELATÓRIO IV – ÁCIDO BÓRICO
[pic 1]
Manaus/ AM
2018
1 . INTRODUÇÃO
A química do boro é tão diferente da dos outros elementos neste grupo que merece discussão em separado. Quimicamente, o boro é um não metal; em sua tendência de formar ligações covalentes, compartilha mais semelhanças com o carbono e o silício do que com o alumínio e os outros elementos do Grupo 13. Como o carbono, o boro forma muitos hidretos; como o silício, forma minerais contendo oxigênio com estruturas complexas (boratos). Os compostos de boro são utilizados desde a antiguidade na preparação de esmaltes e vidros de borossilicato, mas o elemento provou ser extremamente difícil de purificar. O elemento puro tem uma grande diversidade de alótropos, muitos dos quais são baseados na unidade icosaédrica B12.
Nos hidretos de boro, chamados boranos, o hidrogênio muitas vezes serve como uma ponte entre os átomos de boro, uma função raramente executada pelo hidrogênio na química do carbono. Como é possível para o hidrogênio servir como uma ponte? Uma maneira de abordar esta questão é considerar a ligação no diborano (B2H6, estrutura na margem da página). O diborano tem doze elétrons de valência. Com a abordagem de Lewis, oito desses elétrons estão envolvidos na ligação com os hidrogênios terminais. Assim, quatro elétrons ficam responsáveis pela ligação nas pontes. Este tipo de ligação, envolvendo três átomos e dois elétrons ligantes por ponte, é descrito como ligação três centros, dois elétrons.
O ácido bórico é qualquer ácido que contenha boro e oxigénio. Normalmente o termo aplica-se ao composto H3BO3, que também é designado de ácido ortobórico ou tecnicamente ácido tri-oxobórico (III). É um sólido branco ou incolor que se apresenta cristalizado ou na forma de pó.
É solúvel em água e etanol.
A. I. Vogel. Química Analítica Qualitativa, 5° Edição, Editora Mestre Jou, 1981.
infopedia.pt/ artigo/ acido-borico
- MATERIAIS E MÉTODO
Objetivo: Sintetizar ácido bórico.
2.1. Soluções e Reagentes: Bórax; Ácido clorídrico concentrado.
2.2. Vidrarias: Pipeta; Béquer; Tubos de ensaio; Erlenmeyer
2.3. Outros: Pinça metálica; Papel tornassol; Pêra; Papel filtro.
3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
3.1. Obtenção do Ácido Bórico a partir do Bórax (Na2B4O7. 10H2O)
- Em um erlenmeyer (ou béquer 250 mL) dissolver 5g de bórax em 12 mL de água destilada e adicionar um pouco de ácido clorídrico concentrado (36 % p/p, 1,18 g/mL) necessário ( 1 mL) para que o bórax reaja totalmente.
- Fazer uma marca no nível do líquido com a caneta e aquecer suavemente durante vários minutos (sem chegar à ebulição), repondo a água que pode perder por evaporação. Se a solução ficar turva, filtrar à quente. Observar o pH da solução.
- Deixar resfriar em uma cuba de gelo e observar os cristais de ácido bórico formados, filtrar e lavar os cristais com pouca água fria.
- Dissolver o sólido obtido em 10mL de água destilada, aquecer até levar à ebulição e deixar cristalizar até a aula seguinte. Escrever a equação da reação envolvida.
- RESULTADOS E DISCUSSÃO
4.1 Obtenção do Ácido Bórico a partir do Bórax (Na2B4O7. 10H2O)
Solução de 5g de bórax + água destilada:
Na2B4O7. 10H2O+(aq) 2H3BO3(aq) + 2Na+(aq) + 2B(OH)4-(aq) + 3H2O(l)[pic 2]
Quando é colocado o bórax em água para formar a solução, ele é dissociado e assim podemos observar que o bórax foi solúvel na água, a mistura de água com bórax forma um óxido ácido, os mesmos possuem mais facilidade para dissociação em água.
Solução de bórax (H3BO3) + água destilada(H2O) + ácido clorídrico (HCl):
Na2B4O7.10H2O(s) + 2HCl(aq) 4H3BO3(aq) + 2NaCl(aq) + H2O(aq)[pic 3]
Na reação envolvendo bórax com ácido clorídrico e água, existe a obtenção do per ácido bórico e também do cloreto de sódio. Quando o bórax foi misturado com á água (H2O) e com o ácido clorídrico (HCL), é perceptível que o bórax que se concentrou no meio do erlenmeyer, e logo a solução ficou em forma gelatinosa, o bórax tem uma boa viscosidade e libera ânions com facilidade na reação, logo isso explica porquê a solução possui esse aspecto gelatinoso.
...