RELATÓRIO SOBRE A AULA PRÁTICA DE DENSIDADE
Por: Mikael Queiroz • 10/11/2019 • Projeto de pesquisa • 393 Palavras (2 Páginas) • 235 Visualizações
RELATÓRIO SOBRE A AULA PRÁTICA DE DENSIDADE
Introdução
Neste relatório será apresentado um experimento, cujo objetivo era observar a reação de substâncias em tubos de ensaios, tendo sido preparadas de modo que tinham valores de densidade diferentes entre si.
Metodologia
Procedimento A:
- O professor irá convidar um aluno para colocar cada um dos corantes no béquer 1, 2, 3, 4 e 5. O mesmo aluno pode colocar o açúcar, da seguinte maneira:
- Coloque 1 colher de açúcar no béquer 1, duas colheres de açúcar no béquer 2, três colheres de açúcar no béquer 3, quatro colheres de açúcar no béquer 4 e por fim cinco colheres de açúcar no béquer 5.
- Homogeneizar as soluções formadas.
- Com auxílio da pipeta pasteur cada aluno irá adicionar a solução no tubo vagarosamente e pela parede do tubo na seguinte sequência:
2ml da solução 5
2ml da solução 4
2ml da solução 3
2ml da solução 2
2ml da solução 1
Procedimento B:
Colocar 2ml de soluções: 1, 2, 3, 4 e 5 em copinhos diferentes e pesar.
Observação dos resultados
Conforme as substâncias foram sendo colocadas nos tubos de ensaio, elas mantiveram suas posições sem se misturar. As substâncias com maior densidade se localizaram no fundo do tubo, e as com menor densidade, em cima.
Questões
1° Qual das soluções é mais densa e qual é menos densa?
A substância com corante azul (que continha 5 colheres de açúcar) é a mais densa. E a com corante amarelo (continha 1 colher de açúcar) é a menos densa.
2° O volume das soluções eram as mesmas? E a massa? Justifique sua resposta.
Sim, os volumes das soluções permaneceram os mesmos, pois não alterou o espaço ocupado pela solução no tubo de ensaio, mesmo com as colheres de açúcar. Porém, as massas eram diferentes, pois conforme foram colocadas as colheres de açúcar nos tubos, foi aumentando a quantidade de matéria para o volume de líquido no tubo, tendo assim, uma solução mais densa.
3° Um vidro contém 200cm³ de mercúrio de densidade 13,6g/cm³. A massa de mercúrio contido no vidro é:
d = m/v 🡪 m = d*v 🡪 m = 13,6*200 🡪 m = 2720g 🡪 c) m = 2,72kg
Conclusão
...