RELATÓRIO DE QUÍMICA ORGÂNICA - RECRISTLIZAÇÃO
Por: soujefe • 5/10/2016 • Projeto de pesquisa • 1.052 Palavras (5 Páginas) • 836 Visualizações
RELATÓRIO DE QUÍMICA ORGÂNICA - RECRISTLIZAÇÃO
[pic 1]
APUCARANA
2013
RESUMO
A recristalização é uma técnica de purificação de compostos orgânicos sólidos à temperatura ambiente. O método consiste em promover a dissolução do sólido orgânico em um solvente a uma temperatura elevada, porém isso não significa necessariamente que elas são mais solúveis. Em alguns casos a solubilidade é menor em temperaturas elevadas. Como a solubilidade diminui com a temperatura, ocorre à formação de cristais.
PALAVRAS-CHAVE: Procedimentos, Recristalização, Observação.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 OBJETIVO 5
2.1 OBJETIVO GERAL 5
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 5
3 MATERIAS E MÉTODOS 6
3.1 MATERIAIS 6
3.2 MÉTODOS 6
4 RESULTADO E DISCUSSÃO 7
4.1 QUESTIONÁRIO 8
5 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
9
- INTRODUÇÃO
A recristalização está fundamentada principalmente na ideia de que a solubilidade dos compostos varia em função da temperatura do solvente. O nome recristalização deriva do fato de que a substância será dissolvida no solvente e após o esfriamento ela se recristalizará, e desta vez mais pura do que no estado anterior, uma vez que as impurezas tendem a ficar retidas no solvente. (Atkins, 2007)
Grande parte das substâncias sólidas é solúvel em ao menos um líquido. E muitas delas também se dissolvem em um número grande de solventes disponíveis. Alguns com mais facilidade e outros não. O coeficiente de solubilidade é a maneira que se encontrou para mensurar a solubilidade dos compostos e poder comparar com outros compostos, e em outras temperaturas. Devido a diferença de solubilidade é que existem várias técnicas de separação. (Atkins, 2007)
A recristalização consiste em dissolver a substância a ser purificada em um solvente em ebulição. Mas para isso, deve se atentar para um fato indispensável a esta técnica: o soluto precisa ser mais solúvel no solvente quente do que frio. (Marambio, 2007)
2 OBJETIVO
2.1 OBJETIVO GERAL
Purificar ácido benzóico por recristalização.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Introduzir conceitos sobre a principal técnica de purificação de sólidos orgânicos, a recristalização, sendo este método o mais utilizado nos laboratórios e industrialmente.
- MATERIAIS E MÉTODOS
- MATERIAIS
Ácido Benzóico e Enxofre
- MÉTODOS
Colocou-se aproximadamente 0,5 g de ácido benzóico em um béquer, adicionando 15ml de água e misturando bem.
Aqueceu-se a mistura observando se foi solúvel em água fria ou quente, repetindo o mesmo procedimento para o enxofre.
Pesou-se 1g de ácido benzóico e 1g de enxofre e transferiu-se para um béquer de 250ml, adicionando-se 100ml de água fria e misturando bem.
Aqueceu-se a mistura usando a chapa de aquecimento agitando com um bastão de vidro, quando começou a ebulição o funil de vidro foi aquecido com o vapor que saia do béquer.
Preparou-se um papel de filtro pregueado, para a filtragem da solução a quente.
Preparou-se a montagem da filtração, o papel de filtro foi colocado no funil, sem adapta-lo com água.
Retirou-se a mistura em ebulição e filtrou-se imediatamente, logo recolheu-se o filtrado num outro béquer de 250ml.
Colocou-se o béquer com o filtrado num recipiente com gelo para o acelerar o resfriamento, observando a reação do filtrado.
Pesou-se o papel simples de filtração para um nova filtração com o béquer que estava em resfriamento, em formação de cristais, logo lavou-se com pequena quantidade de água o béquer.
Estendeu-se o papel de filtração em um vidro relógio e secou-se os cristais em temperatura ambiente.
Pesaram-se os cristais depois de seco, registrando sua massa.
- RESULTADOS E DISCUSSÕES
O solvente mais apropriado para a recristalização do ácido em questão, é a água destilada, podendo ser realizado o teste de solubilidade. Neste caso juntamente com a agua destilada e o acido benzóico foi colocado o enxofre como impureza.
...