RELATÓRIO - METAIS ALCALINOS E METAIS ALCALINOS TERROSOS
Por: 17192502 • 19/9/2019 • Relatório de pesquisa • 3.363 Palavras (14 Páginas) • 199 Visualizações
DEYZIANE SILVA MONTEIRO
FAUSTINO NOGUEIRA MAIA
HELOISA TARGINO DE LIMA
JÉSSICA RODRIGUES PEREIRA FERNANDES
LAUANNY ARAÚJO RODRIGUÊS DA SILVA
RAYZA BARROS LUCAS
Título: METAIS ALCALINOS E ALCALINOS TERROSOS E SUAS REATIVIDADES
Trabalho apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina de Química Inorgânica II, ministrada pelo professor Lee Marx Gomes de Carvalho, do curso de Petroquímica do IFCE – Campus Aracati
RESUMO
METAIS ALCALINOS E ALCALINOS TERROSOS E SUAS REATIVIDADES
O presente relatório descreve a aula prática realizada na disciplina de Química Inorgânica II acerca dos metais alcalinos, metais alcalinos terrosos e suas propriedades de reação. O objetivo da prática consiste em observar as reações, o funcionamento e comportamento dos metais alcalinos e metais alcalinos terrosos, identificar suas respectivas reatividades, suas propriedades físicas e solubilidades. Para isso apropriou-se da utilização do método analítico para compreender esses processos em laboratório.
Palavras chaves: Metais alcalinos, Metais alcalinos terrosos, Propriedades, Reações.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ............................................................................................................. 03
OBJETIVOS ................................................................................................................ 03
PARTE EXPERIMENTAL ......................................................................................... 05
RESULTADOS E DISCUSSÕES ................................................................................ 09
CONCLUSÃO ................................................................................................................ 14
REFERÊNCIAS ............................................................................................................. 15
ANEXOS ......................................................................................................................... 16
INTRODUÇÃO
A primeira família da tabela periódica (1A) é onde se encontra o grupo dos Metais Alcalinos, que é composto pelos metais lítio (Li), sódio (Na), potássio (K) , rubídio (Rb), césio (Cs) e frâncio (Fr). Apesar do Hidrogênio fazer parte da mesma coluna, ele não se enquadrada como um metal alcalino, pois a energia necessária para retirar o único elétron do hidrogênio é muito maior do que a de qualquer outro elemento da coluna. Sendo assim, ele é classificado como um não-metal.
Alcalinidade se refere a capacidade dos elementos de reagirem com a água (H2O), ou seja, todos os elementos desta família possuem grande reatividade em meio aquoso. Geralmente, suas reações com a água formam substância básicas (alcalinas), os chamados hidróxidos.
2 Li(s) + 2 H2O(l) > 2 LiOH(aq) + H2(g)
Além da reatividade com a água e liberar hidrogênio, esses elementos também são reativos com o oxigênio, formando óxidos, peróxidos ou superóxidos.
4 Li(s) + O2(g) > 2 Li2 + O(s) ÓXIDO
2 Na(s) + O2(g) > Na2O2(s) PERÓXIDO
K(s) + O2(g) > KO2 (s) SUPERÓXIDO
Suas características são bastante abrangentes. Entre elas estão enquadradas a excelente condutividade elétrica, as propriedades físicas e químicas que estão intimamente relacionadas com sua estrutura eletrônica e seu tamanho. Geralmente formam compostos univalentes, iônicos e incolores.
Os Metais Alcalinos Terrosos estão localizados logo ao lado, no grupo 2A e possuem os seguintes elementos: berílio (Be), magnésio (Mg), cálcio (Ca), estrôncio (Sr), bário (Ba) e rádio (Ra). Possuem esse nome pois seus óxidos eram, antes, chamados de terras por serem básicos, Suas propriedades incluem baixa densidade, coloração e moleza, todos eles sendo no estado sólido. Apesar de não reagirem com a água tão rapidamente quanto os do grupo 1A, os alcalinos terrosos também formam hidróxidos fortemente básicos, formando sais iônicos em suas reações com halogênios.
A abundância desses metais na crosta terrestre se estendem por uma ampla faixa, se entendendo por metais muito abundantes como o cálcio, até metais extremamente raros, como césio e berílio.
OBJETIVOS
Aprender e desenvolver os conceitos básicos envolvidos nas reações de metais alcalinos e alcalinos terrosos, comparando suas reatividades em diferentes situações e observando seus hidróxidos, desenvolvendo princípios de metodologia de sínteses de compostos inorgânicos.
PARTE EXPERIMENTAL
Para a realização da pratica de “Metais alcalinos e metais alcalinos terrosos e suas reatividades” foram utilizados os seguintes materiais e reagentes, disponíveis no laboratório de Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – Campus Aracati:
PROCEDIMENTO
Oficina 1: Metais Alcalinos
PARTE I
- Retirou-se um pedaço de sódio e o cortou em pequenos fragmentos.
- Colocou-se água destilada em um béquer de 50 mL e adicionou-se 3 gotas de fenolftaleína.
Em seguida adicionou-se os pedaços de sódio. Observou-se a formação de H2 e NaOH.
- Colocou-se água em um béquer de 250 mL até metade de sua capacidade. Encheu-se um tubo de ensaio, cortou-se um pedaço de sódio, o colocou no tubo de ensaio e inverteu rapidamente o tubo de ensaio cheio no béquer. Observou-se a formação do gás hidrogênio, aumentando a pressão sobre a superfície da água, fazendo com que a coluna líquida baixasse de nível.
- Em um béquer de 50 mL adicionou-se 10 mL de álcool etílico. Cortou-se um pedaço de sódio e o colocou no álcool. Observou-se a reação.
PARTE II
- Transferiu-se 5 mL de cada uma das soluções de FeCl3, CoCl2, NiSO4, MgCl2, AlCl3 e CaCl2 para seis tubos de ensaio.
- Em seguida adicionou-se 2 mL de solução de NaOH 2 mol em cada tubo de ensaio.
MATERIAIS E REAGENTES
- 1 béquer de 250 mL
- Álcool etílico
- 10 pipetas de 5 mL
- NaOH 2 mol
- 1 vidro de relógio
- 10 tubos de ensaio
- Bastão de vidro
- Espátula
- CaCl2
- Sódio metálico
- Solução de fenolftaleína
- AlCl3 1 mol
- MgCl2 1 mol
- NiSO4 1 mol
- CoCl2 1 mol
- FeCl3 1 mol
Oficina 2: Metais Alcalinos terrosos
PROCEDIMENTO
PARTE I – METAIS ALCALINOS E ALCALINOS TERROSOS, COMPARATIVO
1. Colocou-se uma pastilha de NaOH e um pouco de Ca(OH)2 sobre um vidro de relógio seco, o observou e comparou a higroscopicidade dos hidróxidos.
2. Colocou-se em seis tubos de ensaio 5 mL de água destilada e aproximadamente 0,20 g de cada uma das seguintes substâncias e agitou-as bem: NaOH, Ca(OH)2 NaCl, CaCl2, NaCO3 e CaCO3. Comparou-se a solubilidade dos hidróxidos, cloretos e carbonatos dos grupos 1 e 2.
...