RELATÓRIO - RUY MAURO MARINI - A DIALÉTICA
Por: Bruno Felipe • 5/4/2017 • Relatório de pesquisa • 398 Palavras (2 Páginas) • 261 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
CAMPUS REALEZA
CURSO QUÍMICA LICENCIATURA
BRUNO FELIPE PSZEDZIMIRSKI ROSSA
RELATÓRIO: DIALÉTICA DE DEPENDÊNCIA
REALEZA
2017
Ruy Mauro Marini – A dialética da dependência
Ruy Mauro Marini nasceu em Barbacena MG, em 1932. Com 21 anos começou o curso de direito, logo em seguida é aprovado na escola brasileira de administração publica da fundação Getúlio Vargas, assim começa as estudas Ciências Sociais.
Em 1961 foi fundada no Brasil A Organização Revolucionária Marxista Politica Operaria.
Cuba inspirava a América Latina a se revoltar contra a dominação imperialista. Assim começou as revoluções socialistas no Brasil, onde socialismo e capitalismo batiam de frente pelo poder.
Ruy Mauro Marini foi preso em julho de 1964, mas conseguiu os seu Habeas Corpus, seis meses depois, e vai para a Embaixada no México. Onde lá começa a trabalhar como professor e pesquisador do Colégio do México.Primeiro exilio de Ruy, (1964-1969) México.
No México ouve a manifestação pacífica de 6 mil pessoas na praça das três culturas, onde foi cercada imediatamente por tanques e soldados. Depois disso Ruy Mauro Marini foi mandado se retirar do México. E então ele vai para o Chile, onde juntamente com MIR cria o partido revolucionário de esquerda.
Ruy Mauro ainda no Chile cria sua principal obra A Dialética Da Dependência. Um dos temas citados na obra é a super-exploração, ou seja, é a remuneração da força de trabalho a um preço inferior ao seu valor real. Demonstra também o conceito de sub imperialismo, no caso a economia do Brasil depende da lógica e dos interesses do capital internacional. Pois a América Latina não produz para ela mesma, ela produz para a exportação, assim então depende das economias centrais. Segundo exilio de Ruy (1969-1973) Chile.
No ano de 1973, a burguesia lança um golpe de estado no Chile, onde Salvador Allente, foi assassinado durante ao golpe.
Ruy mauro volta ao brasil. Então repassa que o povo tem o direito e deve se rebelar, se revolucionar, não deve se conformar com a migalhas que sua classe superior impõem, o povo tem o direito de construir um novo mundo.
Ruy foi um grande revolucionário, pensador, intelectualista que sugere ao povo a não se submisso ao poder imperialista, ou seja, não ser mais explorado pelo capitalismo, exigir reformas de trabalho e progresso no país, implantar o coletivismo e acabar com o individualismo.
Teoria Marxista da dependência, não acredita que o capitalismo possa dar alguma resposta as desigualdades sociais, pelo contrário, ele a acelera ainda mais.
...