Reação de saponificação
Projeto de pesquisa: Reação de saponificação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vagnaalves • 6/9/2014 • Projeto de pesquisa • 463 Palavras (2 Páginas) • 380 Visualizações
Objetivo: Reação de saponificação
Introdução:
O sabão foi inventado pelos fenícios, 600 anos a.C., que usavam terra argilosa contendo calcário ou cinzas de madeira, obtendo um sabão pastoso. Ele chegou à Roma no século IV, utilizado no princípio apenas para lavar os cabelos. O sabão sólido apareceu no século XIII. Quando os árabes descobriram o processo de saponificação - mistura de óleos naturais, gordura animal e soda cáustica que depois de fervida endurece. Os espanhóis, tendo aprendido a lição com os árabes, acrescentaram-lhe óleo de oliva, para dar ao sabão um cheiro mais suave. Nos séculos XV e XVI, enfim, várias cidades europeias tornaram-se centros produtores de sabão - entre elas, Marselha, na França, e Savona, na Itália. O sabão ainda era um produto usado apenas por pessoas ricas. Até que, em 1792, o químico francês Nicolas Leblanc (1742-1806) conseguiu obter soda cáustica do sal de cozinha e, pouco depois, criou-se o processo de saponificação das gorduras, o que deu um grande avanço na fabricação de sabão.
Sabões são substâncias utilizadas para lavar e/ou desengordurar; um produto tensoativo usado em conjunto com água para lavar e limpar.
Para obter sabão é preciso haver um éster misturado com uma base forte na presença de água e aquecimento. O produto final é um sal orgânico e álcool.
O nome da reação para obtenção de sabão é chamada de reação de saponificação.
A diferença entre sabão e detergente é que os detergentes mais comuns são sais derivados do ácido sulfúrico (H2SO4), que é um ácido forte e traz mais danos ao meio ambiente. Por isso, há a presença do enxofre (S) na estrutura do detergente. A matéria-prima básica dos detergentes é o petróleo, que é um recurso energético fóssil não renovável. Já os sabões são feitos de óleos ou gorduras que reagem com uma base forte, como o hidróxido de sódio (NaOH). Assim, os sabões são sais de ácidos carboxílicos, que são ácidos fracos.
A diferença entre sabão solido e sabão líquido é que quando o sabão é feito a base de sódio o raio é atômico é menor assim faz com que as moléculas fiquem próximas, assim o sabão será sólido, e quando usa o hidróxido de potássio o raio é maior, fazendo com que as moléculas fiquem afastadas, assim o sabão será liquido.
A diferença entre sabão biodegradável e o não biodegradável é que sabão biodegradável não polui o meio ambiente, e demora menos tempo para ser absolvido pelo meio ambiente. Já o sabão não biodegradável polui o meio ambiente, e demora cerca de 3 anos para ser absolvido pelo meio ambiente (mesmo sendo absolvido destrói plantas e rios).
Objetivo específico: Preparação de sabão caseiro
...