Reações alcalinas
Por: mes_de_junho • 8/4/2015 • Relatório de pesquisa • 638 Palavras (3 Páginas) • 511 Visualizações
Reações dos metais alcalinos
E
Reações dos hidróxidos dos metais alcalinos
IFMA
27 de março de 2015
Química inorgânica experimental
Prof. José Hilton Gomes Rangel
Francisco Brandão
Reações dos metais alcalinos e reações dos hidróxidos de metais alcalinos
Objetivos:
- O procedimento I desse experimento visa mostrar que o sódio metálico reage violentamente com a água, causando desprendimento de H2;
-O procedimento II visa mostrar que, os metais utilizados no experimento, reagem com hidróxido de sódio (NaOH) formando um sal e o respectivo hidróxido do metal presente na reação;
Introdução:
O sódio, metal alcalino com grande eletropositividade, reage com água causando desprendimento de hidrogênio gasoso, além de formar hidróxido de sódio. Tal fato se deve a alcalinidade do sódio, que reage violentamente e espontaneamente com a água, podendo causar queimaduras à pele humana.
A reação do sódio metálico com água é de oxirredução, onde o sódio metálico é oxidado e o hidrogênio presente na molécula de água é reduzido a hidrogênio gasoso.
2Na(s) + 2H2O → 2Na+ + 2OH- + H2
Para se preparar o hidróxido de sódio (NaOH), pode ser usado o sódio metálico dissolvido em água, como já dito anteriormente, mas também pode-se reagir carbonato de sódio com hidróxido de potássio. Quando esta reação acontece, ocorre a precipitação do carbonato de cálcio, e o hidróxido de sódio permanece na solução. Esta reação é conhecida como caustificação.
Reagentes e vidrarias:
- 1 béquer de 250 mL;
- Sódio metálico [Na(s)];
- 2 béqueres de 50 mL;
- Álcool etílico;
- 10 pipetas de 50 mL;
- NaOH – 2 mols/L;
- 1 vidro de relógio;
- Solução de fenolftaleína;
- 10 tubos de ensaio;
- MgCl2 – 1mol/L; CaCl2 – 1mol/L
- Bastão de vidro;
- FeCl3 – 1mol/L;
- Espátula;
- Ni(NO3)2 – 1mol/L; CuCl2 – 1mol/L; CoCl2 – 1mol/L;
Procedimento experimental:
Procedimento I
Retirou-se um pedacinho de sódio e cortou-o em pequenos fragmentos, colocou-se água destilada em um béquer de 250 mL e adicionou-se 3 gotas de fenolftaleína.
Logo após, colocou-se água em um béquer de 250mL até a metade da sua capacidade (125mL), encheu-se também um tubo de ensaio e cortou-se um pedacinho de sódio, colocou-se esse pedaço no tubo e inverteu-se rapidamente o tubo de ensaio cheio no béquer.
Depois em um béquer de 50 mL adicionou-se 10mL de álcool etílico, cortou-se um pedacinho de sódio e colocou-se no álcool.
Procedimento II
Transferiu-se 5mL de cada uma das soluções de MgCl2, CaCl2, FeCl3, Ni(NO3)2 e CuCl2, para seis tubos de ensaio respectivamente, em seguida adicionou-se 2mL da solução de NaOH – 6mol/L em cada tubo de ensaio
Resultados e Discussão:
Procedimento I
H20 + Fenol + Na(s) → H2 + NaOH
Na primeira tentativa, houve desprendimento de gás (H2), mas por pouco tempo já que houve um erro na manipulação dos materiais ocasionando uma explosão.
Na segunda tentativa, houve desprendimento de gás (H2) e o volume da água no tubo decresceu.
...