Relátorio de esterificação
Por: Cintia Yanaze • 24/11/2015 • Trabalho acadêmico • 268 Palavras (2 Páginas) • 382 Visualizações
Esterificação
Discussão
Ao misturar os reagentes, adicionamos H2SO4 concentrado como catalisador, pois a reação deve ocorrer em meio ácido. Após isso, refluxamos a mistura reacional por aproximadamente 40 minutos porque a reação precisa de altas temperaturas. O condensador nos permite chegar a temperaturas mais elevadas, sem deixar que a substância evapore.
Ao transferir a mistura do balão para o funil de separação, usamos a água gelada para lavar a fase orgânica, retirando todo o resíduo de álcool isopentílico. A água deve estar gelada para não evaporar o produto formado. Quando descartamos a fase aquosa do funil de separação, adicionamos à fase orgânica restante 25mL de solução aquosa de bicarbonato de sódio, para retirar o resíduo de ácido acético. Essa reação promove a formação de gás carbônico, e por isso devemos abrir a torneira do funil até que este saia do recipiente. Adicionamos mais água gelada, para deixar a fase orgânica a mais pura possível. Como nossa mistura estava demorando em se separar, adicionamos aproximadamente 5 mL de solução saturada de NaCl parar separar as fases e desfazer a emulsão. Novamente, descartamos a fase líquida, pois somente a fase orgânica nos interessa.
Ao final de todas essas etapas, transferimos a fase orgânica restante para um erlenmeyer e adicionamos sais higroscópicos de CaCl/MgSO4, que vão ajudar a retirar toda a água que adicionamos anteriormente. Ao final do experimento, o éster foi formado e identificado pelo seu odor característico. Neste caso, de banana.
...