Relatório de Química Geral
Por: medeiroshudson • 7/6/2018 • Relatório de pesquisa • 844 Palavras (4 Páginas) • 251 Visualizações
[pic 1]
QUIMICA GERAL:
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
Universidade Estácio de Sá
Química Geral
Turma: 3056
Alunos: Hudson Medeiros/ 201703197062
Vitor Ribeiro/ 201703036051
Maria Isabel Figueiredo/ 201602770859
Robson Amorim/ 201702515133
Stefani
1 – Introdução
A natureza apresenta diversas substâncias importantes para o dia a dia do ser humano. Porém, a grande maioria dessas substâncias encontra-se na forma de misturas homogêneas ou heterogêneas. Por essa razão, ao longo dos anos, várias técnicas de separação de misturas foram desenvolvidas para que fosse possível a utilização de toda e qualquer substância, possibilitando ainda o conhecimento do seu comportamento físico-químico, o que ampliou ainda mais o uso de diversas substâncias.
De uma forma geral, os métodos de separação de misturas baseiam-se em conhecimentos fundamentais, como as propriedades da matéria, o número de fases (aspectos visuais), o coeficiente de solubilidade, o tamanho das partículas dos sólidos presentes, a miscibilidade (capacidade de dissolver) entre os componentes, a classificação das misturas (se homogêneas ou heterogêneas), a cor dos materiais etc. Existem diversos tipos de métodos para separação de misturas, dentre eles temos métodos como Catação, Levigação, Levigação e Filtração.
Neste experimento, vamos analisar o método de filtração e observar passo a passo como o mesmo funciona.
(fonte: https://manualdaquimica.uol.com.br/quimica-geral/metodos-separacao-misturas.htm)
2 – Objetivo
Separar uma substância sólida de uma mistura, com o intuito de observar a técnica de filtração.
3 – Materiais
VIDRARIAS E ACESSÓRIOS | REAGENTES E EQUIPAMENTOS |
|
|
4 – Metodologia
O Experimento terá o propósito de observar a reação da mistura entre o Nitrato de Chumbo + Iodeto de Potássio e observar a aparição de precipitados, juntamente com o propósito de estudar e observar como funciona o método de separação por meio da filtração simples.
4.1 – O Experimento
- Com um béquer limpo, transferir as soluções de nitrato de chumbo + iodeto de potássio. No momento que os materiais entraram em contato, notou-se que o composto começou a tomar uma coloração homogênea amarela e a aparição de objetos se depositando no fundo do béquer. (Figura 1)
- Após isso, foi montado no Suporte universal o papel de filtro juntamente com um copo Erlenmeyer abaixo do filtro para que se inicie o processo de filtração. (Figura 2)
- Transferir a mistura de nitrato de chumbo + iodeto de potássio no filtro. Observou-se que todo o precipitado sólido presente na solução ficou preso no filtro de papel (Figura 3), enquanto o líquido passou por ele (Figura 4).
4.1.1 – Figuras do Experimento
[pic 2][pic 3]
FIGURA 1 FIGURA 2
[pic 4][pic 5]
FIGURA 3 FIGURA 4
5 – Conclusão
Com base nas atividades realizadas nessa metodologia experimental, foi possível observar que a precipitação é uma formação de um composto sólido durante uma reação química, e este sólido é chamado de precipitado. Isso ocorre quando a substância insolúvel, o precipitado, é formado na solução devido a reação química ou quando a solução for supersaturada por um composto. A formação do precipitado é um sinal de mudança química. Na maioria das vezes, do sólido formado se deposita no fundo da solução.
...