Relatório Padronização do NAOH com HCL
Por: ELVIS2525 • 4/5/2016 • Relatório de pesquisa • 3.753 Palavras (16 Páginas) • 1.540 Visualizações
UNIT- UNIVERSIDADE TIRADENTES
Engenharia de Petróleo
KARLA ANDREIA MORAES SANTOS
ELVIS ALVES
JHONALD COUTINHO FORTUNA
WALEFY SANTANA
ELYELTON LEITE DO CARMO
SIDNEI MAGNO MARTINS
RELATÓRIO DA PRÁTICA LABORATORIAL
CALIBRAÇÃO DE EQUIPAMENTOS VOLUMETRICOS E PREPARAÇÃO DE SOLUÇÕES DE NAOH E NACL
ARACAJU
MARÇO 2016
KARLA ANDREIA MORAES SANTOS
ELVIS ALVES
JHONALD COUTINHO FORTUNA
WALEFY SANTANA
ELYELTON LEITE DO CARMO
SIDNEI MAGNO MARTINS
RELATÓRIO DA PRÁTICA LABORATORIAL
CALIBRAÇÃO DE EQUIPAMENTOS VOLUMETRICOS E PREPARAÇÃO DE SOLUÇÕES DE NAOH E NACL
Relatório entregue a disciplina de QUIMICA ANALÍTICA IV como um dos pré-requisitos de avaliação do curso de ENGENHARIA. Realizado em março de 2016, ministrada pelo Prof. MARCELO DA SILVA NERY, na Universidade Tiradentes. Turma: E01.
ARACAJU
MARÇO 2016
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO..........................................................................04
- OBJETIVOS DA CALIBRAÇÃO DE EQUIPAMENTOS VOLUMETRICOS E PREPARAÇÃO DE SOLUÇÕES DE NAOH E NACL.....................................................................04
- REVISÃO BIBLIOGRÁFICA....................................................05
- MATERIAIS E REAGENTES...................................................06
- PROCEDIMENTOS EXPERIMETAIS......................................06/08
- RESULTADOS E DISCUSSÕES.............................................09/11
- CONCLUSÃO............................................................................12
- REFERENCIABIBLIOGRAFICA................................................13
1.0 INTRODUÇÃO
A Calibração é o nome dado ao conjunto de operações que estabelecem a relação entre os valores de um sistema de medição e os valores representados por um material de referência. Num laboratório é normal à busca por medidas precisas e exatas com o mínimo de erro possível, a fim de possuir melhores resultados. Assim com calibragem das vidrarias pode si utilizar os equipamentos para a realização de preparação de soluções entre outras atividades com um menor risco de erros.
Vimos que na natureza, raramente encontramos substâncias puras. O mundo é constituído por sistemas formados por mais de uma substância: as misturas. Às misturas homogêneas dá-se o nome de soluções. Logo, podemos dizer que, soluções são misturas de duas ou mais substâncias que apresentam aspecto uniforme onde estas são sistemas homogêneos formados por uma ou mais substâncias dissolvidas (soluto) em outra substância presente em maior proporção na mistura (solvente). Nos laboratórios, nas indústrias e no nosso dia-a-dia, as soluções de sólidos em líquidos são as mais comuns. Um exemplo muito conhecido é o soro fisiológico (água + NaCl). Nesses tipos de soluções, a água é o solvente mais utilizado (Não importa se na solução existir mais de um solvente. Se a água estiver presente, ela será o solvente da solução, independente de sua quantidade), sendo conhecida por solvente universal. Sendo essas as chamadas soluções aquosas.
OBJETIVOS.
O objetivo destas experiências é mostrar como são os procedimentos de calibração dos equipamentos e aprender métodos de preparação de diferentes tipos de soluções de uso comum em laboratórios.
.
- REVISÃO BIBLIOGRAFICA
Segundo Vocabulário Internacional de Termos Fundamentais e Gerais de Metrologia (aprovado pela Portaria INMETRO Nº 029/95). A calibração representa o conjunto de operações que estabelece, sob condições específicas, a relação entre os valores indicados por um instrumento de medição, sistema de medição ou valores representados por uma medida materializada ou material de referência, e os valores correspondentes às grandezas estabelecidas por padrões, ou seja, podemos dizer que "calibrar" significa colocar um instrumento de medição em condições de utilização, por meio da comparação dos valores das medições fornecidos pelo instrumento, com os valores padrão, aplicando-se quando necessário, o ajuste ou regulagem. Em laboratório de Química Analítica é comum à busca pela exatidão e precisão das medidas com o mínimo de erros experimentais possíveis, a fim de obter melhores resultados qualitativos e quantitativos assim a calibração deve ser realizada em todos os instrumentos de medição que tiverem influência na exatidão ou validade dos ensaios, incluindo aqueles não diretamente vinculados à medição como, por exemplo, os de controle do ambiente de trabalho ou de armazenamento de amostras, que devem ser calibrados antes de serem colocados (ou recolocados) em serviço assim os equipamentos volumétricos calibrados em laboratório minimizam os erros, trazendo resultados mais precisos. A utilização de água destilada na prática a seguir é de essencial importância para se obter o volume aparente do instrumentos verificando assim a importância do certificado de calibragem dos equipamentos de seus fabricantes.
MATERIAIS E REAGENTES
4.1- EQUIPAMENTO: para a realização da pesagem foram usados os seguintes utensílios e reagentes.
- Balança analítica.
- Vidro de relógio.
- Pinça de metal.
4.2- ACESSÓRIOS E VIDRARIAS:
Foram usados os seguintes utensílios e soluções para as realizações dos experimentos calibragem de equipamentos volumétricos e preparo de soluções.
- Erlenmeyer de 250 mL com escala.
- Proveta de 50 mL com escala
- Pipeta volumétrica 10 ml.
- Balão volumétrico.
- Bureta fracionada.
- Béquer 10 ml.
4.3- REAGENTES
- Cloreto de sódio (NACL 7.3127g).
- Hidróxido de sódio (NAOH 0,0421g).
- Água destilada.
5- PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS.
5.1- ETAPAS NA CALIBRAGEM:
Tabela 1: Volume ocupado por 1,000g de água destilada corrigida para o empuxo e para a expansão do vidro borosilicato (0,0010% K-1).
... Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com
|