TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Química Analítica Quantitativa Experimental

Por:   •  22/5/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.955 Palavras (8 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DE DEDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ CAMPUS PARNAÍBA

Química Analítica Quantitativa Experimental

José Rafael dos Santos Pereira Luiz Fernando Barbosa da Silva Thalia da Costa Silva

Thábatta Fernandes de Sousa

Relatório de Química Quantitativa Experimental – Preparo e Padronização da Solução de Ácido Clorídrico 0,1 mol/L

Parnaíba 19/04/2022

  1. INTRODUÇÃO

O preparo de soluções requer cuidados especiais desde a escolha da qualidade do produto químico, elaboração dos cálculos e manipulação adequada, tais como, transferência de material, medição de massa e de volume, dissolução e aferição do volume desejado. (UFSC, 2013)

O ácido clorídrico é utilizado na determinação de analitos com características alcalinas. Embora não seja um padrão primário (porque é volátil, logo sua concentração pode variar), após padronização, é utilizado na qualidade de padrão secundário. A solução de HCl desejada é preparada por diluição de sua solução concentrada. (UFSC, 2013)

O carbonato de sódio (Na2CO3, 105,99 g mol-1), com elevado grau de pureza (99,95%), após secagem em torno de 270 ºC, durante 1 a 2 horas e resfriado em dessecador, é o padrão primário mais empregado na padronização de soluções ácidas. (UFSC, 2013)

Na2CO3(s) + aquecimento a 300 ºC → Na2O(s) + CO2(g)

O indicador usado, alaranjado de metila (metilorange) fica vermelho em contato com ácido, amarelo-laranja em base e quando neutro. (“Indicadores ácido-base e pH”, 2022).

  1. OBJETIVOS

  • Preparar uma solução de ácido clorídrico (HCl) – 0,1 mol/L;
  • Padronizar a solução de ácido clorídrico com solução de carbonato de sódio (Na2CO3) 0,05 mol/L.

  1. MATERIAIS REAGENTES E PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

  1. MATERIAIS E REAGENTES
  • 01 Balão volumétrico de 100 mL
  • 01 Balão volumétrico de 50 mL
  • 01 Bastão de vidro
  • 02 Béqueres de 100 mL
  • 01 Bureta de 25 mL
  • 03 Erlenmeyers de 125 mL
  • 01 Funil pequeno
  • 01 Pera de borracha
  • 01 Pipeta volumétrica de 10 mL
  • 01 Pipeta graduada de 10 mL
  • 01 Pisseta
  • Alaranjado de metila 1,0%
  • HCI concentrado P.A
  • Carbonato de sódio P.A
  1. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Preparou-se 100 mL de solução de HCI 0,1 mol/L. Seguidamente, leu-se o rótulo do HCI concentrado e anotou-se as informações sobre a % m/m e a densidade. Logo após, calculou-se o volume necessário do ácido clorídrico concentrado que se fez necessário para preparar 100 mL de uma solução 0,1 mol/L de HCl. Seguidamente, preparou-se uma solução onde adicionou-se, em um béquer o ácido concentrado sobre cerca de 30 mL de água destilada. Em seguida, transferiu-se para um balão volumétrico de 100 mL. Fez-se lavagens no béquer com pequenas porções de água destilada e colocou-se no balão. Em

seguida fez-se a aferição. Após a aferição, homogeneizou-se a solução e armazenou-se em um frasco de vidro.

Seguidamente, preparou-se 50 mL de solução de carbonato de sódio 0,05 mol/L. Pesou-se, com máxima exatidão 0,2650 g de carbonato de sódio anidro PA, previamente dessecado a 200C durante 1 hora. Transferiu-se para um béquer de 100 mL, onde dissolveu-se com água destilada, em seguida, transferiu-se para um balão volumétrico de 50 mL evitando qualquer perda. Fez- se lavagens no béquer com pequenas porções de água destilada e colocou no balão. Em seguida fez-se a aferição. Após a aferição, homogeneizou-se a solução e armazenou-se em um frasco de vidro.

A seguir, padronizou-se uma solução de ácido clorídrico 0,1 mol/L utilizando a solução padrão de Na2CO3 0,05 mol/L. Utilizando-se de uma pipeta volumétrica, mediu-se 10 mL da solução de Na2CO3 0,05 mol/L, exatamente medidos, e transferiu-se para um Erlenmeyer onde acrescentou-se uma gota de alaranjado de metila 1%. O alaranjado de metila em meio alcalino fica com cor amarela, e em meio ácido fica com cor avermelhada. Colocou-se na bureta a solução de HCI0,1 mol/L a ser padronizado, onde lavou-se a bureta com pequena porção de HCI no qual não se deixou criar bolhas de ar no bico da vidraria. Gotejou-se o ácido no Erlenmeyer agitando-o constantemente.

Gotejou-se HCI até que a coloração começou a desviar da inicial; Devido a presença de ICO3 (ácido carbônico) na reação onde antecipa o ponto final, parou-se o gotejamento e levou-se até a chapa aquecedora para ferver a solução durante três minutos com a finalidade de decompor o ácido carbônico em H2O e CO2. Em seguida, esfriou-se a solução em água corrente e continuo-se a titulação até que a coloração começou a desviar para um alaranjado mais escuro. Anotou-se o volume de HCI gasto e repetiu-se o procedimento por mais duas vezes. Calculou-se a concentração molar do HCI

  1. RESULTADOS E DISCUSSÃO

  1. PREPARAÇÃO DE 100mL DE SOLUÇÃO DE HCl 0,1mol/L

Para preparar a solução de Ácido Clorídrico 0,1 mol/L, foi preciso calcular a massa de HCl necessária para tal concentração, assim, esse valor foi obtido através do cálculo abaixo:

[𝐻𝐶𝑙] = 𝑀𝑀


𝑚𝐻𝐶𝑙

× 𝑉[pic 2]

𝐻𝐶𝑙        (𝐿)

𝑚𝐻𝐶𝑙 = [𝐻𝐶𝑙] × 𝑀𝑀𝐻𝐶𝑙 × 𝑉𝐿

𝑚        = 0,1 𝑚𝑜𝑙 × 36,458   𝑔

[pic 3]


× 0,1𝐿        →        𝑚


= 0,36458𝑔

𝐻𝐶𝑙        𝐿


[pic 4]

𝑚𝑜𝑙


𝐻𝐶𝑙

Portanto, seriam necessários 0,36458g de HCl puro para preparo dessa solução, para achar essa massa em volume, devemos relacionar com a densidade (1,18g/mL):

𝑚

𝑑 = 𝑣[pic 5]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (137.2 Kb)   docx (786.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com