Relatório de Química Aplicada a Processos Químicos
Por: 151103170216 • 1/10/2021 • Relatório de pesquisa • 650 Palavras (3 Páginas) • 207 Visualizações
Relatório das aulas práticas
UC: Química aplicada a processos químicos industriais.
Paulista, 30 de Julho, 2021
Objetivo Geral
- O presente trabalho tem o objetivo de relatar as atividades práticas laboratoriais da unidade curricular de química aplicada a processos químicos durante a semana de 05/07 até 09/07. Os experimentos realizados abordam a área de equilíbrio químico e possuem resultados qualitativos.
Objetivo especifico
- Preparação de soluções/tubos de ensaio, verificação dos precipitados decorrentes das soluções nos tubos de ensaio, transformações dos cromos.
Introdução
O Princípio de Le Chatelier diz que quando é causada algum tipo de perturbação num sistema em equilíbrio, ele se deslocará no sentido que anule essa perturbação, procurando retornar ao estado de equilíbrio. Por exemplo, se aumentarmos a concentração dos reagentes de uma reação reversível, o equilíbrio se deslocará no sentido direto da formação dos produtos e de consumo dos reagentes. Existem outras maneiras que podem alterar o equilíbrio iônico da reação além da concentração, alguns exemplos disso são o número de coordenação do cátion metálico (quantidade de ânions que cercam o cátion no arranjo cristalino) e o grau de hidratação (quantidade de moléculas de água que existem no arranjo cristalino do sal).
Metodologia
- Preparar soluções, separar amostras de cada uma em tubos de ensaio e verificar a solubilidade do nitrato de prata nas amostras. Além disso, é necessário analisar a solubilidade do nitrato de chumbo. Colocar água e benzeno no mesmo tubo de ensaio e verificar a diferença de polaridade de acordo com a solubilidade dos compostos na água e no benzeno. Adicionar água e cloreto de sódio na solução de sulfato de sódio para observar a mudança de coloração causada pelos íons
Materiais, equipamentos e reagentes
- Bécker;
- Tubo de ensaio;
- Pipeta Graduada;
- Proveta;
- Vidro de relógio;
- Espátula;
- Bastão de vidro;
- Pêra;
- Balança analítica;
- Balança semi-analítica;
- Pb(No3)2;
- K2CrO7;
- K2Cr2O7;
- SnCl2;
- Nicl2;
- CuSo4;
- NaoH;
- K4Fe(Cn)6;
- NaI;
- KsCn;
- MgSo4;
- FeCl3;
- Ce(So4)2;
- AgNo3;
- Benzeno.
Procedimento Experimental
- Foi pesado 3,31g de Pb(no3)2. 2,94g de K2Cr2O7. 1,94g de K2CrO4. 2,25g de SnCl2. 2,37g de NiCl2. 7,48g de CuSo4. 0,39g de NaoH. 4,22g de K4Fe(Cn)6. 1,49g de NaI. 0,97g de KsCn. 2,702g de FeCl. 2,44g de MgSo4, todos foram dissolvidos em 100ml de água destilada. Em seguida, aguardamos um tempo para que as devidas precipitações acontecessem e depois descartamos as soluções. Logo após, os tubos foram preenchidos novamente com as novas soluções, nas quais foram adicionadas de 3 a 5 gotas de nitrato de prata em cada tubo com solução para analisarmos se ocorriam reações visíveis e/ou precipitações. Após observarmos os resultados, as reações foram descartadas. Posteriormente, foram adicionadas novas soluções (dos mesmos compostos) nos tubos de ensaio e foram adicionadas de 3 a 5 gotas de nitrato de chumbo para que as reações fossem analisadas. Na transformação dos cromos, foi adicionado ácido sulfúrico no cromato de potássio e o íon foi deslocado no favorecimento para transformação no dicromato, e para reverter o processo, foi adicionado hidróxido de sódio.
Resultados
Quando adicionadas as gotas de nitrato de chumbo nas soluções, ocorreram as seguintes reações: Pb(NO3)2 +KSCN não ocorreu nada visual, Pb(NO3)2+ FeCl3 não ocorreu nada visual, Pb(NO3)2+ SnCl2 a solução ficou turva, Pb(NO3)2+ K2Cr07 Formou precipitado, Pb(NO3)2+ NiCl houve mudança na coloração, Pb(NO3)2+ Ce(SO4) a solução ficou branca e formou precipitado, Pb(NO3)2+K2Cr2O7 a solução ficou branca e formou precipitado, Pb(NO3)2+ K4Fe(CN)6 a solução ficou leitosa e precipitou, Pb(NO3)2+MgSO4 ficou branco e precipitou, Pb(NO3)2+NaOH ficou branco e precipitou, Pb(NO3)2+NaI ficou amarelo e precipitou, Pb(NO3)2+ AgNo3 não houve reação visível, Pb(NO3)2+CuSO4 ficou branco e precipitou.
...