Relatório de Química Geral
Por: Carlos Henrique • 11/11/2017 • Trabalho acadêmico • 2.073 Palavras (9 Páginas) • 262 Visualizações
[pic 1]
Curso de Química Industrial – Campus de Bragança Paulista
Agosto / 2012
Laboratório de Química Geral
Prof.ª Rosana Zanetti Baú
Densidade de sólidos e líquidos
001201202691 Carlos Henrique Almeida de Souza
001201202133 Felipe Alves de Oliveira
001201202459 Rodolfo Pagoto Priorno
001201202137 Sandro Rodrigues da Silva
Resumo
Diferente do que se pensa a densidade não é apenas o resultado de uma operação aritmética de divisão entre a massa e o volume de uma substância, mas esse conceito é muito mais amplo e está relacionado a outros, como compressão e empacotamento. Por exemplo, quanto maior for o empacotamento dos átomos, mais densa é a substância. Da mesma forma, quanto maior for a compressão sobre um objeto, maior será a sua densidade. A densidade absoluta ou massa volumétrica. Define-se como a propriedade da matéria correspondente à massa por volume. A densidade relativa é a razão entre as densidades absolutas de duas substâncias, onde normalmente a água é utilizada como substância padrão, pela conveniência da sua densidade (1,0 g/cm³.).
Introdução teórica
A densidade é uma característica de cada material, sendo uma propriedade única, definida pela razão entre a massa de uma amostra (substância) sobre o seu volume ocupado.
[pic 2]
A densidade existe para determinar a quantidade de matéria presente em uma determinada unidade de volume, expressa na maioria das vezes por g/cm³.
Ao se referir em densidade de substâncias puras a densidade é chamada de densidade absoluta.
Densidade dos sólidos
A densidade dos sólidos pode ser medida com o auxilio de uma balança, para verificar a sua massa e com alguns métodos para verificar o seu volume, como paquímetro que é expresso por milímetros ou calculando o volume pela sua formula, por exemplo:
Cilindro: [pic 3]
Pode-se também calcular seguindo o principio de Arquimedes (287-212 a.C.), onde um corpo é mergulhado sobre um fluido que exerce uma pressão para cima e o seu deslocamento menos sua posição inicial será o volume do corpo.
Densidade dos líquidos
A densidade dos líquidos podem ser medidas com um picnômetro, onde é medida primeira sua massa vazia depois ele com o liquido dentro a sua diferença será o volume da substância. Outro método é o densímetro que possui uma melhor precisão, é um aparelho com um peso de chumbo na sua base. O densímetro mergulha no liquido e a densidade é indicada através do empuxo exercido pelo liquido, onde o seu deslocamento indicará a densidade do material.
Objetivos
Calcular a densidade de materiais sólidos – regulares e irregulares.
Determinação da densidade de líquidos com picnômetro e densímetro.
Trabalhar com algarismos significativos e médias aritméticos.
Materiais e reagentes
Materiais:
Becker de 150 ml
Becker de 50 ml
Proveta de 100 ml
Proveta de 10 ml
Pipeta Graduada de 10 ml
Pisseta
Densímetro
Picnômetro
Paquímetro
Termômetro
Pipetador
Balança semi - analítica
Cubo de Madeira
Prego
Fio de cobre
Placa de cobre
Reagentes:
Álcool Etílico Absoluto 99,5%
Naftalina
Água destilada
Sonrisal
Parte experimental
Iniciou-se a parte experimental, com o método da proveta, para medir a densidade de um prego, pesou-se o prego, por três vezes, anotou-se os resultados, em seguida, colocou-se 7 mL de água na proveta, mergulhou-se o prego na proveta e anotou-se o volume obtido. Tirou-se a diferença entre o volume inicial e o volume final, e repetiu-se o procedimento. Calculou-se a média da massa e do volume obtidos, obteve-se a densidade do metal.
O segundo experimento da noite foi o cálculo da densidade em materiais sólidos (cubo de madeira, lâmina de cobre e fita de cobre. Utilizou-se um paquímetro, para medir as dimensões do cubo de madeira, anotaram-se os dados coletados, e pesou-se o cubo em triplicata, com os resultados obtidos calculou-se a densidade do cubo. Em seguida, seguiu-se o mesmo procedimento com a fita de cobre, e calculou-se a densidade da mesma. Com o fio de cobre, seguiu-se o mesmo procedimento para o cálculo da densidade do prego, pesou- se o fio por três vezes, depois mergulhou-se na proveta com 7 mL de água, anotou-se a diferença de volume, e com os dados obtidos calculou-se a densidade do fio de cobre.
O terceiro experimento foi verificar e mudança de densidade da naftalina. Encheu-se meio béquer de água, e colocou-se uma bolinha de naftalina, observou-se o comportamento da bolinha, em seguida, retirou-se a bolinha e colocou-se meio comprimido de sonrisal, ao término da efervescência, adicionou-se novamente a bolinha de naftalina ao béquer, observou-se o seu comportamento novamente, e realizaram-se as anotações necessárias.
O quarto experimento foi para determinar a densidade do etanol com picnômetro. Primeiro é necessário calibrar o picnômetro, para isso, pesou-se o mesmo, vazio e seco, em seguida adicionou-se água destilada até preencher totalmente o picnômetro, e pesou-se novamente, sabendo a densidade da água, e a diferença de massa entre o picnômetro vazio e cheio de água, calculou-se o volume do picnômetro, despejou-se a água e pesou-se o picnômetro vazio, em seguida adicionou-se etanol até encher o picnômetro, pesou-se novamente, e calculou a diferença de massa, sabendo o volume que o picnômetro comporta, e a diferença de massa, calculou-se a densidade do etanol.
...