Resenha : Alquimia a precursora da química
Por: ulissescznak • 6/12/2018 • Resenha • 353 Palavras (2 Páginas) • 199 Visualizações
[pic 1]
Universidade Federal de Uberlândia
Instituto de Química
Ulisses de Oliveira Pontes
Resenha:
Alquimia:
Precursora da Química
Uberlândia-MG
Setembro/2018
Os focos do texto são: a história e os fundamentos da alquimia e de suas variadas vertentes existentes, a partir do “cambio” de conhecimentos práticos e das várias especulações filosóficas, da antiguidade.
O texto divide a alquimia em três das suas “vertentes”: a alquimia de Alexandria, a alquimia árabe e a alquimia europeia (responsável pela principal visão atual das massas, quanto a alquimia).
A alquimia de Alexandria, era um conjunto de conhecimentos práticos, que eram atribuídas um caráter místico a eles e por meio da constante manipulação de materiais, se aproximava muito do que conhecemos hoje como experimentação cientifica. Esta vertente possuía dois principais objetivos, a busca do “elixir da vida longa” e da “pedra filosofal”.
Já os árabes, possuíam seus conhecimentos adaptados dos conhecimento do Egito, a erudição grega e os conhecimentos sobre alquimia incorporando a eles os conhecimentos que já tinham consigo e com a vinda de médicos, geógrafos, astrônomos, matemáticos e alquimistas, conseguiram desenvolver a difundir ainda mais a alquimia.
Na Europa são referidos outros grandes alquimistas, muitos pertenciam a igreja que nessa época estimulava os conhecimentos nesse campo. Alberno Magno descobriu muitas fraudes nas tradições alquimistas. Roger Bacon afirmava que a medicina podia usar medicamentos fornecidos pela química e sugeriu que era uma ciência entre a física e a biologia. Arnaldo Villanova foi um médico, alquimista, tradutor do árabe e exerceu muita influência em outros alquimistas. Raimundo Lúlio cultivou conhecimentos de muitas áreas e se especializou na língua árabe com a qual escrevia e traduzia.
Tendo em vista que a visão comum sobre a alquimia é algo de caráter "quase cego”, este texto possui uma grande importância, não só para estudantes da área em especifico, mas também é algo que teria um grande valor para todas as áreas de estudo e sem contar que para os populares, tal conhecimento iria auxiliar na quebra do estereótipo de que a ciência é inimiga da religião, tendo em vista que a origem da ciência era de fieis buscando a perfeição de “Deus”.
...