Resumo Ligações Químicas
Por: email teste • 20/6/2021 • Abstract • 948 Palavras (4 Páginas) • 130 Visualizações
Ligações Quimicas
Apenas os gases nobres (ultima coluna a direita na tabela periódica) nas condições ambientes, apresentam átomos estáveis isolados, não unidos a outros átomos. Estes átomos apresentam a camada de Valencia completa. Os demais elementos da tabela periódica tendem a se unir com outros elementos, perdendo ou ganhando elétrons (formando íons) para atingir a configuração de estabilidade.
Ligação covalente - ( entre elementos não metálicos)
- Os elétrons de valência são compartilhados para completar as camadas (regra do octeto)
- Esse tipo de ligação é comum em Molécula simples e em Moléculas grandes (macromolécula), que tem um grande número de átomos ligados covalentemente em uma estrutura contínua.
- A ligação covalente é direcional:
Teoria da repulsão dos pares de elétrons de valência (TRPEV)
- Os elétrons da camada de valência apresentam-se organizados em pares, mesmo que não estejam envolvidos no compartilhamento.
- Os pares de elétrons podem ser organizados em dois tipos: PL (Pares Ligantes): pares que unem os átomos da ligação. PNL (Pares Não Ligantes): pares de elétrons que não participam das ligações.
Elementos | Tendência na Formação de Pares Ligantes |
H e Grupo 17 | um par de elétrons |
Grupo 16 | 2 pares de elétrons |
Grupo 15 | 3 pares de elétrons |
Grupo 14 | 4 pares de elétrons |
Distribuição dos pares eletrônicos -TRPEV
1- Soma-se o número de elétrons das camadas de valência de todos os átomos que constituem a molécula. Número de elétrons a distribuir ( NED)
Ex. PCl3 P grupo 15 : 5 e- x 1 = 5 e-
Cl grupo 17 : 7 e- x 3 = 21 e-
Total = 26 e-
2-Cálculo do número de pares de elétrons.
Número de elétrons das camadas de Valencia dividido por dois: 26 e- / 2 = 13 pares (este número de pares é o que a molécula deverá apresentar ).
3-Distribuição dos pares na molécula - Inicialmente escolhe-se o átomo central que, para moléculas mais simples, é o elemento que participa com apenas um átomo.
- Colocar um par de elétrons entre os átomos ligantes. Cl ⎯ P ⎯Cl
⏐
Cl
- Distribuir os pares restantes, considerando: a tendência dos elementos de completar 8 elétrons - 4 pares - na camada de valência (exceto o hidrogênio que tende a formar apenas um par );
⎯ ⎯ ⎯
⏐Cl ⎯ P ⎯ Cl⏐
⎯ ⏐ ⎯
⏐Cl⏐
⎯
- Considerar a possibilidade de formação de mais de um par de elétrons entre os átomos (ligação dupla ou tripla), a fim de que todos os átomos completem 8 elétrons na camada de valência.
[pic 1]
Carga Formal: é um procedimento de contabilidade eletrônica que permite determinar a localização de uma carga na molécula assim como comparar várias estruturas de Lewis possíveis, e determinar qual a estrutura mais adequada para descrever a molécula (ou íon composto).
A fórmula para a determinação da carga formal de um átomo em uma estrutura de Lewis é dada como:
Carga Formal = nº elétrons de valência - (nº elétrons não ligantes + 1/2 nº elétrons ligantes)
Para moléculas neutras a soma das cargas formais é zero, e Para cátions e anions a soma das cargas formais é igual à carga do íon.
[pic 2]
(C) = 4e - (0e + 1/2 8 e) =0
(Oa) = 6e - (4e + 1/2 4e) = 0
(Ob) = 6e - (4e + 1/2 4e) = 0
(H) = 1e - (0e + 1/2 2e) = 0
Geometria molecular segundo TRPEV
Os pares de elétrons envolvidos na estrutura da molécula (pares Ligantes e pares não ligantes) procuram uma orientação espacial onde a Repulsão entre os pares seja a menor possível. A partir dessa orientação espacial pode-se chegar a geometria molecular. OBS.: São consideradas regiões de repulsão: uma ligação simples, uma ligação dupla, uma ligação tripla, um par não ligante.
...