Resumo Sobre o Nitrogênio, Fósforo e Seus Compostos
Por: arthur_macaneiro • 10/9/2019 • Projeto de pesquisa • 522 Palavras (3 Páginas) • 231 Visualizações
Resumo sobre o Nitrogênio, Fósforo e seus compostos
NITROGÊNIO
1º EXPERIMENTO:
Deve-se aquecer uma pequena quantidade de cloreto de amônio sólido em um tubo de ensaio para observar a volatilidade desse composto ao ocorrer à sublimação. Pode-se dizer que será liberado um gás, o NH3, e ele terá um caráter ácido devido a formação do HCl.
2º EXPERIMENTO
- Deve-se adicionar, separadamente, em dois tubos de ensaio soluções de permanganato de potássio e de dicromato de potássio e depois aquece-las. Pode-se dizer que no caso da primeira haverá liberação de gás(N2) e na segunda um amarelamento da solução por conta do Cr2O3
- Deve-se adicionar a um pote de porcelana 2g de dricomato de amônio e depois aquecer, para, assim, observar o poder redutor do amônio.
3º EXPERIMENTO:
- Deve-se adicionar em tubos de ensaio solução diluídas de sulfato de hidrazina e em cada uma delas adicionar oxidantes, separadamente, como: iodo, cromato de potássio e permanganato de potássio.
- Deve-se repetir esse processo adicionando acido sulfúrico diluído em cada um dos tubos
- Deve-se repetir o mesmo processo, mas agora adicionando gotas de hidróxido de sódio em cada um dos tubos.
Pode-se dizer que a hidrazina em meio básico forma um precipitado (CrSO4) de cor escura esverdeada ao reagir com o cromato de potássio, podendo concluir que a hidrazina é mais redutora em meio básico do que ácido.
4º EXPERIMENTO:
Deve-se adicionar a pedaços de zinco gotas de ácido nítrico concentrado, ácido nítrico diluído com 2 volumes de água e com 10 volumes de água, tudo separadamente. Deve-se repetir o mesmo processo, depois, para o cobre, com os mesmos reagentes. Pode-se observar em todos os casos a liberação do gás NO2 havendo formação de bolhas e pode-se dizer que todas são ditas exotérmicas.
FÓSFORO
5º EXPERIMENTO:
Devem-se adicionar à água destiladas separadamente em alguns tubos de ensaio pequenas quantidades de um fosfato tribásico, fosfato dibásico e fosfato monofásico, podendo ser eles de sódio ou potássio. Ao final deve-se testar o pH das soluções encontradas. Pode-se observar que a medida que o fosfato vai aumentado sua basicidade o pH da solução vai aumentando, devido ao aumento da liberação de OH-(hidroxila).
6º EXPERIMENTO:
Deve-se utilizar 1mL das soluções do 5º experimento e a elas adicionar 0,5mL de ácido nítrico e 1mL de solução de molibdato de amônio, separadamente.
7º EXPERIMENTO:
Deve-se aquecer em alguns tubos de ensaio separadamente até o desprendimento de vapor de água quantidades solidas de um fosfato de tribásico, um fosfato dibásico e um fosfato monobásico de sódio ou potássio. Ao esfriar, deve-se adicionar alguns mL de água e depois adicionar molibdato de amônio e ácido nítrico como no 6º experimento.
8º EXPERIMENTO:
- Deve-se adicionar a uma solução de fosfito de sódio uma solução de permanganato de potássio(1%) acidulada com algumas gotas de ácido sulfúrico diluído.
- Deve-se adicionar a uma solução de fosfito de sódio uma solução de iodo
- Deve-se adicionar a uma solução de fosfito de sódio uma solução de nitrato de prata(1%)
- Deve-se adicionar a uma solução de fosfito de sódio uma solução de sulfato de cobre
Aquecendo as soluções se necessário.
...