Resumo do modulo
Por: Solidaria • 8/11/2015 • Resenha • 834 Palavras (4 Páginas) • 868 Visualizações
Iniciamos a familiarização com o módulo curricular a partir de leituras textuais. a partir do texto de Roberto DaMatta, Você tem cultura? percebemos o quanto se faz necessário desconstruiur o conceito de cultura como sendo educação, sabedoria, inteligência. Esse conceito costuma gerar discriminação e até segregação de determinados grupos.
Cultura deve ser entendido como a maneira que entendemos a si mesmos e ao mundo, mais do que um estado educacional é um conjuto de fatores compartilhados pelo um grupo. cultura é plural, é enxergar e aprender com a cultura alheia afim de eliminar preconceitos e enriquecer a formas de cultura.
Esse texto do damatta dialoga muito com o outro texto proposto em sala, educação? Educações, aprender com o índio, um texto de carlos brandao,o autor começa o texto citando um trecho da carta dos índios aos estados unidos agradecendo a a oferta dos brancos de mandarem alguns jovens pra estudarem na cidade.
Assim como a cultura a educação é algo que se cria e recria dentro de grupos sociais, quer dizer, existem varias maneiras de educar e é possível existir educação mesmo onde não há escola. Desconstruir esses conceitos é fundamental para a compreeçao da diversidade como fator de extrema importância na construção de uma sociedade mais igualitária.
Os textos propostos num primeiro momento, eram articulados entre si com a intenção de promover uma discussão sobre a complexidade das questões que perpassam cultura e natureza, sendo assim, o texto de Claudia rezende, “Emoções: biologia ou cultura?”, parte da analise das emoções tanto pelo viés biológico quanto cultural afim de desconstruir a ideia ocidental das emoções como experiência individual a uma abordagem mais social e antropológica, o texto é muito rico e nos mostra que os sentimentos podem ser interpretados de varias maneiras, não são universais e a maneira como são sentidas é relativa.
As emoções seriam produto de fatores culturais e influenciariam a dimensão emocional do sujeito. Seguindo ainda essa linha de analise, o texto da Berenice, sobre determinismo biológico problematiza a ideia de que as condutas indesejadas são da ordem do biológico, sendo assim, determinantes no comportamento humano.
O texto me levou a refletir se concordar integralmente com a questão do determinismo biológico traria o perigo de defendendo comportamentos inatos corre-se o risco de refoçar mais ainda ideias racistas e preconceituosas, como analisado também no texto determinismo revisitado. Sendo assim, Determinismo biológico é algo a ser considerado com cautela.
Na aula sobre etnocentrismo, o texto permitiu pensar a questão etnocêntrica não apenas por uma ótica desagregadora mais também apesar da critica negativa, retirar algo de valoroso dessa questão que seria uma troca salutar de experiências onde apesar da maneira centralizada de pensar o outro, vc se abrir pra experiência com outro e dali retirar algo pra sua vida. Isso foi ilustrado no texto, na historia do encontro do pastor e do índio.
Na preparação para a pesquisa de campo, tivemos contatos com tesxtos que nos ajudaram muito no processo de analise e pesquisa em campo. Obseravando o familiar e o artesanato intelectual me fornceu base e entendimento quanto o desenvolvimento e metodologia da pesquisa, a metodologia auxilia no “aprender a escrever”. Compreendi também o quanto se faz necessário que o pesquisador mantenha uma certa distancia, para que sua investigação seja o mais imparcial possível. Vimos que estar familiarizado com alguma coisa não quer dizer que vc conhece todos os pontos de vista, existe um estranhamento no familiar.
...