Resumo Unidade 1 Modulo 5
Ensaios: Resumo Unidade 1 Modulo 5. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: drirtti • 1/8/2014 • 376 Palavras (2 Páginas) • 607 Visualizações
nessa unidade estudamos como se desenvolveram as relações a organização da sociedade, o mundo do trabalho e a educação desde a época em que imperava o ideário religioso, até o mundo pós revoluções Industrial e Francesa.
Discutimos também a respeito de personagens históricos, cuja compreensão é de fundamental importância para que seja realizada uma análise reflexiva sobre a formação da sociedade e as transformações pelas quais ela vem passando. Dentre tais personagens, não poderemos deixar de citar a nobreza, clero, burguesia e classe trabalhadora. Nesse contexto, comentamos a respeito da substituição da produção de bens por meio do artesanato (até o século XVI) pelo trabalho manufaturado e este, pelo processo da industrialização. Foram também estudados a estrutura social francesa durante o Regime Monárquico e o período revolucionário de conflitos entre os representantes do primeiro, segundo e terceiro Estado, período esse que culminou no fim do regime feudal, em 1789, e foi encerrado por Napoleão Bonaparte só em 1799.
A unidade 2 – Duas tendências teóricas no estudo da sociedade: elementos ecaracterísticas do Funcionalismo e do Materialismo Dialético – traz discussões sobre duas correntes de pensamento da sociologia que procuravam explicar toda a realidade do século XIX. A turma foi dividida em duas equipes para que cada uma delas ficasse responsável por pesquisar a respeito de uma dessas correntes e socializá-la através da apresentação de suas conclusões, utilizando como recurso didático o data show para a exibição de slides no Power point. Nossa equipe ficou incumbida de apresentar a Teoria do Materialismo Dialético de Karl Max e Friedrich Engels, segundo a qual situação de livre exploração do homem pelo homem pode ser modificada, pois a estrutura da sociedade é transitória. Ao contrario da Teoria do Funcionalismo de Émile Durkheim, a teoria socialista do Materialismo Dialético acreditava que a luta entre as classes com diferentes interesses não pode ser considerada disfunção do organismo sociedade, mas se trata do caminho pelo qual se conquistará a distribuição igualitária das riquezas.
Durante a avaliação do encontro, os cursistas destacaram que a exposição dialogada trouxe uma importante revisão histórica e a pesquisa contribuiu significativamente para que passássemos a entender que a sociedade observada com o auxílio das teorias do Funcionalismo e do Materialismo Dialético é a mesma, entretanto sob duas diferentes visões e olhares.
...