Funçao Social da escola Resumo do Módulo I
Resenha: Funçao Social da escola Resumo do Módulo I. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jamesjd • 16/5/2014 • Resenha • 441 Palavras (2 Páginas) • 390 Visualizações
Funçao Social da escolaResumo do Módulo I
O estudo do Módulo I versa sobre o seguinte tema: Como Articular a Função Social da Escola com as Especificidades e as Demandas da Comunidade?
O texto está dividido em quatro Unidades tornando a leitura mais clara, compreensível e mais agradável. Refletimos sobre p papel da escola no mundo contemporâneo, olhando no retrovisor desde o seu surgimento. Isso mostra as mudanças ocorridas no mundo, como também nessa instituição e torna importante para a gestão escolar compreender o contexto e a relação em que se desenvolve a prática educativa, sabendo que o acesso ao conhecimento é fundamental nesse processo.
Quanto mais pessoas frequentando a escola mais indivíduos compreenderão a necessidade de mudanças que geram não apenas a transmissão do conhecimento sistematizado, mas, sobretudo, promova o indivíduo ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Assim, conhecer o papel da escola na contemporaneidade implica em conhecer a legislação (LDB, Constituição), a sua finalidade, ampliando a discussão, a fim de promover o educando. Para isso, a gestão da escola precisa está sintonizada com as mudanças que vem ocorrendo na contemporaneidade, chamada “Sociedade do Conhecimento”, percebendo as suas características e suas consequências de forma que venha transformar o cotidiano da escola.
Essas mudanças (velocidade da criação e renovação, acesso múltiplo e contínua exigência por atualização) devem provocar reflexões e ações práticas, esforço coletivo de todas que fazem a educação e cumpra-se a função social da escola básica.
Nesse contexto, faz-se necessário a intervenção da democracia. Já que Democracia e Educação devem estar bem articuladas. E isso tem a ver com o trabalho da gestão e o cotidiano da escola. No momento em que há liberdade para introduzir mudanças sejam elas no currículo, no ensino e na aprendizagem como na própria gestão, demonstra-se que a escola está caminhando na direção certa.
Diante as mudanças acima citadas, a escola precisa se articular com as especificidades e as demandas da comunidade. Sendo a escola, uma instituição que representa importante centro convivência coletiva, ou seja, neste ambiente acontece a troca de conhecimentos e de socialização. O diálogo, a comunicação, portanto, são fundamentais nessa relação-escola-comunidade, a qual pode contribuir muito para a melhoria a sua qualidade.
Essa participação da comunidade comungando valores, costumes e crenças podem modificar situações e realidades existentes, fazendo história e construindo cultura.
Portando, articular a função da escola com as especificidades e demandas da comunidade, significa refletir, propor mudanças necessárias, estar atento aos anseios dos que estão no entorno, das características e semelhanças existentes, além do esforço coletivo dos que fazem a educação. Consequentemente, teremos melhores resultados no ensino, na aprendizagem e nos relacionamentos.
...