SÍNTESE DO TRISOXALATOALUMINATO DE POTÁSSIO
Por: Guilherme Ventura • 9/4/2022 • Trabalho acadêmico • 852 Palavras (4 Páginas) • 201 Visualizações
Universidade Federal de Santa Catarina
Centro de Ciências Físicas e Matemáticas – Departamento de
Química QMC 5136 - Química Inorgânica Experimental I
Prof. Bruno Szpoganicz
NATHALIA NARDI
GUILHERME VENTURA
VINÍCIUS MENEZES
EXPERIMENTO 2 - SÍNTESE DO TRISOXALATOALUMINATO DE POTÁSSIO
Florianópolis, 2022
1. INTRODUÇÃO
Compostos de coordenação são formados por íons metálicos (ácidos de Lewis) que têm capacidade de gerar íons complexos com compostos doadores de elétrons (bases de Lewis). A formação de um complexo depende, entre vários fatores, da reação entre os íons metálicos e as espécies doadoras de elétrons. Para tal reação acontecer, é necessário um doador e um receptor de par de elétrons de um orbital preenchido não ligante para um não preenchido ligante.
Os complexos formados podem ser monodentados, bidentados, tridentados ou polidentados.
O oxalato (C2O4)²⁻ possui quatro sítios de coordenação, que são os locais onde os ligantes podem se ligar. Nesse caso, os sítios de coordenação são os quatro oxigênios presentes na molécula. Para coordenação, os sítios de maior densidade eletrônica são preferíveis. Os oxigênios com carga negativa, deficientes em elétrons após desprotonação, são o ponto onde a doação de densidade eletrônica ao metal é facilitada.
Os compostos de coordenação de alumínio geralmente têm origem a partir de compostos eletrofílicos, mas também podem ser sintetizados a partir de compostos neutros ou nucleofílicos, com diferentes propriedades químicas e físicas.
O alumínio (Al) é um metal da família 13, contendo três elétrons de valência. Os estados de oxidação mais estáveis são o de nox +1 (efeito do par inerte) e o de nox +3 (perdendo os três elétrons de valência). Esse metal é capaz de se complexar com três moléculas de oxalato e formar ligantes quelantes por meio de seis ligações e, portanto, hibridização sp3d2. A maior estabilidade se dá devido ao arranjo octaédrico, e é aumentada pela formação de três anéis quelantes de cinco membros, com melhor distribuição da densidade eletrônica.
2. OBJETIVO
.
Preparar o composto;
Calcular o rendimento;
Determinar a fórmula do composto via análise permanganométrica;
Determinar a água de hidratação.
3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
3.1 Síntese do trisoxalatoaluminato de potássio
Foi pesado 0,508g de alumínio em raspas e adicionado 30 mL de solução aquosa contendo 3,042g de KOH. A solução foi aquecida até a fervura, por aproximadamente 30 minutos e então filtrada em funil de Buchner.
Ao filtrado, foi adicionado 7,112g de ácido oxálico, seguida de aquecimento para dissolução do precipitado formado. A solução foi resfriada em temperatura ambiente, seguida de adição de 30mL de etanol e resfriamento em banho de gelo.
O sólido resultante foi filtrado e lavado com etanol gelado, e deixado para secar ao ar.
...