SOLUBILIDADE DE SUBSTANCIAS POLARES E NÃO POLARES (Relatório)
Por: janymika • 18/4/2015 • Relatório de pesquisa • 858 Palavras (4 Páginas) • 1.960 Visualizações
Objetivo da Prática
Analisar com base nos experimentos a solubilidade de compostos polares e apolares.
Metodologia
Primeiramente foram enumerados 07 tubos de ensaios e adicionado as seguintes substâncias, em cada um:
1º tubo – Adicionou 2 mL de água destilada (H2O), acrescentou 2 mL de álcool etílico (CH3CH2OH), agitou-se para observar sua reação.
2º tubo – Adicionou 2 mL de água destilada (H2O), acrescentou 2 mL de acetona (CH3COCH3), agitou-se para observar sua reação.
3º tubo – Adicionou 2 mL de água destilada (H2O), acrescentou 2 mL de acetato de etila, agitou-se para observar sua reação. Após observação, inseriu-se uma pequena porção de Iodo novamente foi agitado e observado.
4º tubo – Adicionou 2 mL de água destilada (H2O), acrescentou pequena porção de Iodo (I2), agitou-se para observar sua reação.
5º tubo – Adicionou 2 mL de água destilada (H2O), acrescentou pequena porção de Iodeto de potássio, agitou-se para observar sua reação. Após observação, inseriu-se uma pequena porção de Iodo (I2) novamente foi agitado e observado.
6º tubo – Adicionou 2 mL de acetato de etila, acrescentou uma pequena porção de Iodo (I2) agitou-se para observar sua reação.
7º tubo – Adicionou 2 mL de acetato de etila acrescentou uma pequena porção de Iodeto de potássio (KI) agitou-se para observar sua reação.
Enquanto alguns membros do grupo foram fazendo esses procedimentos, outros anotavam os dados observando com devido cuidado os resultados obtidos.
Matérias e reagentes
Resultados e discussão
1º tubo – Houve solubilização e o tubo de ensaio não aqueceu.
Ao adicionar o álcool em água, ocorreu à solubilização, onde a solução se tornou homogenia, por se tratar de duas substâncias polares, tornando assim uma única fase. Não houve o aquecimento do tubo, Pois na reação as forças do solvente-solvente e soluto-soluto são rompidas, e o processo é endotérmico, ou seja, a solução esfria. Porém na segunda etapa, ocorre a formação de ligações soluto-solvente, no qual se libera uma energia bem maior que é absorvida e então a solução esquenta. O aquecimento não foi ocorrido por conta da concentração maior de água.
2º tubo – Houve solubilização e o tubo de ensaio não aqueceu.
Ao adicionar a acetona em água, onde ocorreu a solubilização, isso ocorreu pelo fato da acetona também ser uma substância polar, o tubo também não aqueceu pelo alto índice de água na solução.
3º tubo – Não houve solubilização e o tubo de ensaio não aqueceu
Ao adicionar o acetato de etila em água, não ocorreu a solubilização da substância, formando uma solução heterogenia, devido ao fato do acetato de etila ser apolar e a água ser uma substância polar, diante disso obtivermos duas fases, um transparente ao fundo do tubo de ensaio que é a água, e o acetato de etila na parte superior do tubo de ensaio.
Porém ao acrescentar uma pequena quantidade de Iodo que é uma substância apolar e agitado, houve a solubilização do iodo com o acetato de etila, isso se deu por ambos serem apolares, e formou-se uma fase mais escura (amarelada) na parte superior do tubo, a parte inferior ficou mais clara, onde representa a água e nela pode-se observar que ainda tinha “bolinhas” de iodo que não foram completamente solubilizada, isso pode ter ocorrido pela presença da água que atrapalhou a solubilização
...