Separação de Misturas e Cromatografia
Por: Yuri Fernandes • 31/5/2017 • Relatório de pesquisa • 343 Palavras (2 Páginas) • 372 Visualizações
[pic 1]
ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO
2º Período
Laboratório de Química l
Separação de Misturas
PROFESSOR RESPONSÁVEL
Dr. Flávio Santos Freitas
AUTORES
Poços de Caldas, 8 de Setembro de 2016.
Objetivo
Reconhecimento e utilização de processos de separação de mistura.
Introdução Teórica
Introdução Teórica
Um composto pode ser separado em seus componentes originais, utilizando para tal de diversas técnicas, dependendo da natureza do composto. Neste experimento será utilizado o método da filtração, que consiste na separação de dois sólidos, sendo um deles solúvel em água e o outro não. Será utilizado também neste experimento o método da cromatografia, para decompor as cores de canetas esferográficas.
Materiais
- Béquer 100ml
- Erlenmeyer 250ml
- Mistura de dolomita + dicromato de potássio
- Funil de vidro
- Pisseta
- Papel de Filtro
- Água destilada
- Solução de álcool
Procedimento experimental
Um papel de filtro foi dobrado para que ficasse em formato cônico, e foi inserido no interior do funil de vidro. Este funil foi então inserido no erlenmeyer, e então a mistura sólida foi colocada dentro do filtro. Com a piseta, foi jogada água destilada na mistura até que a cor do líquido proveniente do filtro se tornasse incolor. A amostra sólida restante do interior do filtro foi separada para secagem, e a amostra líquida foi para um forno de secagem rápida, para se tornar sólida novamente.
Para o procedimento da cromatografia, foram pintados em uma tira de papel de filtro três círculos coloridos, sendo um roxo, outro vermelho e um último preto. Em um béquer, foi colocada uma solução de álcool, e então a ponta da tira foi imersa nesta solução. Foi possível observar o álcool subindo pela tira pelo efeito da capilaridade, e então, as cores foram subindo juntamente com o álcool, dividindo-as em tonalidades diferentes.
Resultados e Discussões
Após o procedimento da filtração, pode-se observar a amostra não solúvel em água separada da amostra solúvel. Após o procedimento da cromatografia, a caneta roxa se tornou roxa com base azul, a vermelha se tornou alaranjada com base amarela e a preta se tornou roxa forte com a base preta.
Referências Bibliográficas
ATKINS, Peter; JONES, Loretta. Princípios de Química: Questionando a vida moderna e o meio ambiente. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.
...