Titulação Acido Base
Por: Alexandre Lopes • 14/12/2015 • Projeto de pesquisa • 792 Palavras (4 Páginas) • 369 Visualizações
TITULAÇÃO ÁCIDO – BASE
Acadêmicos: Alexandre Lopes
Felipe Beraldo Nogueira
Gustavo Amorim
Pedro Henrique Martins Goulart
Disciplina: Química Geral
Professora: Roselaine Lage Fonseca Prado
MINEIROS, 11 DE JUNHO DE 2015
Relatório da Aula Experimental
No dia 29 de Maio de 2015 a Turma do 1º período do curso de Engenharia Civil realizou um experimento químico na Unidade II (IPAF) do Centro Universitário de Mineiros – UNIFIMES, com o intuito de determinar a concentração de uma amostra acida com solução básica com concentração conhecida e o aprendizado de executar uma titulação.
A turma foi organizada em grupos de 4 e 5 pessoas e cada grupo realizou o experimento da seguinte maneira:
Com o auxílio da pipeta, os alunos retiraram 20ml de solução acida e transferiram para o erlenmeyer;
Após se colocara a solução acida, foi acrescentado mais 10 ml de agua a solução.
Juntamente à solução acida e a água, foi adicionado também 3 (três) gotas de fenolftaleína, que é um indicador ácido – base.
Feito isso, uma solução de hidróxido de sódio (solução básica) foi transferida de um balão volumétrico para a bureta através de uma pipeta.
Para facilitar o controle da quantidade utilizada, a bureta foi preenchida com a solução de hidróxido de sódio até seu ponto máximo, pois a bureta é graduada de forma crescente de cima para baixo.
Após o preparo da bureta, o erlenmeyer foi colocado em baixo da mesma, e cuidadosamente a solução básica foi gotejada. Simultaneamente o erlenmeyer estava sendo agitado para garantir que que as soluções se dissolveriam e se misturassem.
Em um experimento completo essa mistura seria feita através de um agitador magnético, que não estava disponível no momento para todos os grupos.
Ao se gotejar a solução de hidróxido de sódio, podemos observar que a solução no erlenmeyer começa a mudar de cor.
Inicialmente a solução, ácida, se apresentava incolor, pois a fenolftaleína não age sobre meios ácidos, somente sobre meios básicos, tornando-os rosado. Logo, após adicionarmos o ácido, sua coloração começa a mudar para a rosa.
Após duas tentativas frustradas, onde não se conseguiu atingir a coloraçao correta, obtvemos exito em concluir a atividade quando atingimos uma coloraçao intermediária (rosa claro meio transparente), usando 1,2 ml da solução básica de hidroxido de sódio. O que indica que a soluçao não é exatamente acida e nem basica, ou seja ela apresenta um caráter neutro.
Materias Utilizados no Experimento
Erlenmeyer – Utilizado para realizar a mistura das soluções;
Pipeta – Utilizada para transferir a solução básica do balão
...