TÍTULO DA PRÁTICA: SÍNTESE DO ÁCIDO ACETILSALICÍLICO
Por: Kassiel Stevan N Bento • 15/9/2019 • Trabalho acadêmico • 892 Palavras (4 Páginas) • 208 Visualizações
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA RONDÔNIA CAMPUS JI-PARANÁ.
CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA
NOME: KASSIEL STEVAN NUNES BENTO
JI- PARANÁ, RO.
03 de Setembro de 2019
NOME: Kassiel Stevan Nunes Bento
TÍTULO DA PRÁTICA: SÍNTESE DO ÁCIDO ACETILSALICÍLICO
Área de Concentração: Química Orgânica
Professor: Rafael Vieira
JI- PARANÁ, RO.
03 de setembro 2019
Capa e contracapa -
Resumo - O seguinte relatório contem informações da pratica de síntese de acido acetilsalicílico (aspirina), despenhada na matéria de química orgânica dois. A aspirina como é conhecida é uma das mais importantes substâncias sintetizadas pelo homem visto que tem vários efeitos farmacêuticos e é ou pelo menos já foi o mais consumido do mundo. Geralmente sua síntese possui cerca de 70% de rendimento.
- Introdução o ácido acetilsalicílico é o principio ativo por traz de um remédio chamado e conhecido como aspirina, sendo esse o remédio mais consumido pela humanidade, a estrutura do AAS possui um anel aromático, um grupo carboxila e um grupo éster ligado na posição horto em relação ao grupo carboxila. O filósofo Hipócrates, desde a antiguidade já havia descrito que a casca do salgueiro que possuí efeitos medicinais e no século 19 descobriu-se que em uma pranta chamada “Rainha Dos Prados” também havia a mesma substância que hoje é conhecida como Salicina (C13H18O7). No século 19 o químico Félix Hoffman dava esse remédio para seu pai que estava doente, quando percebeu que a Salicina não era tão forte ele a hidrolisou formando o Álcool Salicilado e depois a oxidou formando Ácido Salicílico que era bem mais eficaz que a Salicina, mas o Ácido Salicílico atacava o estomago por ser também muito ácido Com isso Hoffman queria uma molécula que tivesse as mesmas propriedades do Ácido Salicílico, foi quando Hoffman pegou o Ácido Acetilsalicílico e deu para seu pai que funcionou muito bem então a partir disso a empresa Bayer passou a produzir a aspirina não mais da fonte natural Salicina, mas a partir do enol.
2. Materiais e reagentes - 2 pontos
- Frasco erlenmeyer de 125 ml
- Pipeta graduada de 10 ml
- Banho Maria
- Balança Analítica
- Funil de bécher
- Espátula
- Bomba de vácuo
- Papel de filtro
- Kitasato
- Béquer
- Ácido Salicílico (C7H6O3)
- Anidrido Acético (C4H6O3)
- Ácido sulfúrico (H2SO4)
- Procedimento experimental
O ácido acetilsalicílico foi preparado pelo meio da reação de acetilação do ácido salicílico utilizando-se anidrido acético como agente de acilação e ácido sulfúrico como catalisador. Pesou-se entre 2,0 gramas de ácido salicílico e transferiu-se para um frasco erlenmeyer de 125 ml. Com isso, adicionaram-se cinco ml de anidrido acético e agitou-se até formar uma solução homogênea. Logo após foram adicionadas vagarosamente cinco gotas de ácido sulfúrico. Com isso, Utilizou-se o Banho Maria, para aquecer, até aproximadamente 50º C. Utilizou-se o suporte as mãos para segurar o frasco erlenmeyer dentro do banho em aquecimento, deixou-se o frasco imerso no banho por cerca de 10 minutos, agitando-o. Removeu-se o frasco do banho quente e adicionou-se 50 ml de água destilada gelada. Deixou-se o sistema em repouso até que os cristais fossem formados. A separação dos cristais formados foi feita por filtração a vácuo.
...