Ética e Relações Humanas no Trabalho
Por: Patriletty • 5/6/2016 • Artigo • 620 Palavras (3 Páginas) • 225 Visualizações
Ética e Relações Humanas no Trabalho
Introdução
Esta atividade de autodesenvolvimento tem como objetivo apresentar a relação entre as diferenças sociais, como crenças e valores dos levando em consideração o ambiente de uma organização. Será demonstrado como crenças e valores são fundamentais na escolha de um novo colaborador para a empresa, e como isso impacta em seu desempenho.
Valores do colaborador
Os valores e suas crenças quando se levados em consideração o convívio dentro das empresas apresentam um grande impacto nessa relação em decorrer dos valores divergentes. Para demonstração dessas diferenças e pensamentos entre empresa e colaborador, utilizaremos o colaborador Josenildo como exemplo.
Cristiano trabalhou grande parte de sua vida em uma empresa no exterior onde seu trabalho era desenvolvido em uma sala fechada.
Sua mulher e filhos vieram para o Brasil, e devido a essa mudança, foi necessária a mudança ao Brasil, ele se viu obrigado a deixar sua empresa e procurar um novo emprego no Brasil, onde surge a oportunidade em uma das maiores empresas do país a Petrobras, por sorte na mesma área em que atuava, porém com algumas diferenças, dados as crenças e valores da empresa ser diferentes aos que estava habituado.
Essas diferenças tornaram-se um problema para Cristiano, onde o incomodava e também comprometia sua produção e gerava uma insatisfação dele, do empregador e colegas.
A tabela abaixo demonstra as principais diferenças entre as crenças e valores da Petrobras e de Cristiano.
Crenças e Valores da Empresa Crenças e Valores destoantes do funcionário
Empresa conceituada pela grandeza A corrupção mancha as grandes organizações
Incentivo ao trabalho em equipe Individualista
Tem como cultura o desafio para aprendizado Pessoa reservada e não trabalha sob pressão
Respeitas as diferenças e culturas Ser humano preconceituoso
Empresa que visa mudança e inovação Funcionário acomodado
Cristiano agora trabalha na Petrobras no setor de contabilidade e se vê cheio de problemas, suas metas não estão sendo alcançadas e ele está infeliz, frustrado e irritado com algumas atitudes de seus colegas e da empresa.
Em seu trabalho ele é incentivado, e forçado a trabalhar em equipe onde há grande divergência de ideias, divergências entre dados, e na montagem de seu trabalho, se depara com dados que não batem, e erros por parte dos colegas que reclamam da não transparência dos dados que lhe é entregue. Ele se vê em grande pressão e tendo às vezes procurar e perguntar em todas as áreas das empresas para alcançar os dados que precisa para o desenvolvimento de seu trabalho.
Cristiano por depender e não poder contar com eles, demonstra rejeição aos colegas e seus esforços, causando um clima ruim na sala onde trabalha, há também desavença com seus superiores que exigem trabalhos rápidos, mas não proporcionam os dados necessários para tal feito.
Em resultado temos uma
...