Ética e Relações Humanas no Trabalho
Por: nilson100 • 2/9/2015 • Trabalho acadêmico • 791 Palavras (4 Páginas) • 325 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Ética e Relações Humanas no Trabalho
Curso: Ética e Relações Humanas no Trabalho
Unidade de Ensino: Anhanguera Pirituba
NOME | Nilson Rezende Martins |
RA | 4200059972 |
Atividade Colaborativa
[pic 2]
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Ética e Relações Humanas no Trabalho
Curso: Ética e Relações Humanas no Trabalho
Unidade de Ensino: Anhanguera Pirituba
Atividade Colaborativa
Trabalho desenvolvido para a disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do tutora Bruna Lecintia Carpes Souto.
ARTIGO
Ética e Relações Humanas no Trabalho: Escravidão em Pleno Século XXI
Passo 3:
Para concluir esta Atividade Colaborativa, você deverá consolidar as conclusões que os debates no Fórum auxiliaram você a desenvolver. Este é o momento em que você elabora seu artigo. Organize todas as conclusões a que você chegou após debate no Fórum. Em seguida, elabore suas argumentações/explicações, de forma a justificar as seguintes questões, em ordem sugerida a seguir:
- Introdução: Trabalho e escravidão: breve contextualização. Para elaborar essa etapa, oriente-se pelas seguintes questões: Podemos perceber a presença de determinadas forças atuando sobre a escravidão no trabalho desde o mundo antigo? Quais são elas? Quais comparações poderíamos fazer entre como era em diferentes épocas e como é atualmente?
Dica: As forças, mencionadas aqui, referem-se a áreas como política, economia, cultura, tecnologia etc.
Escravidão é o resultado do trabalho degradante que envolve cerceamento da liberdade, pessoas que tem mais dinheiro ou seja nas regiões menos desenvolvida do nosso país pode sim ter a escravidão, pois as pessoas com menos estudo se sujeitão a um emprego onde o que ganham por dia não é nada mais que um misero prato de comido e até as vezes um canto para dormir.
Mas por incrivel que pareças a região Sudeste está em primeiro lugar, devido a esse fator é o auto indice de impunidade que quem tem grana não vai preso, pois conseguem comprar as “autoridades”.
Os sistemas ancorados no Brasil que garante essa pratica tem 2 vertentes: a impunidade contra os direitos humanos e a outra são as ganancias dos empregadores por lucros.
A unica comparação que mais tem logica e o que mudou foi as epocas, que o povo evoluiu um pouco e a lei apertou um pouco mais, mas tirando isso a corruptação, a escravidão e a impunidade continuam andando de mãos e lado a lado.
- Trabalho escravo no século XXI: agentes causadores. Para elaborar essa etapa, oriente-se pelas seguintes questões: Podemos visualizar os agentes responsáveis pela escravidão no trabalho contemporâneo? Quem seriam eles? Como eles atuam?
Dica: Os agentes, mencionados aqui, referem-se aos meios de comunicação, aos governos, às corporações, à sociedade etc.
O que posso dizer sobre os agentes causadores da escravidão é o próprio governo nesse país que favorecem esses miseráveis e malditos “senhores”, que são donos de diversos negócios que para não pagarem um salario decente usam a sua ganancia a seu favor iludindo e ludibriando as pessoas com falsas promessas de empregos, futuros melhores e no final nada daquilo é verdade.
Seriam os donos das empresas, donos de fazendas, donos de construtoras e até a mídia que encobre muita coisa para deixarem eles livres da justiça.
...