Ética e relações Humanas no trabalho: Escravidão em pleno século XXI
Por: CALOURA2018 • 2/3/2018 • Relatório de pesquisa • 672 Palavras (3 Páginas) • 302 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL
SUPERIOR EM TECNOLOGIA EM GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL
LILIANE AP. CHAWISCHI CORDEIRO
1567203762
ATIVIDADE COLABORATIVA
JOINVILLE
2018
ARTIGO
Ética e relações Humanas no trabalho: Escravidão em pleno século XXI
Introdução
Trabalho e escravidão:
Ao falarmos sobre trabalho e escravidão, logo lembramos do passado onde o trabalho escravo era tido como algo natural, onde diversas civilizações foram vitimadas na busca pelo poder e lucro.
A escravidão já podia ser vista desde os tempos bíblicos onde o povo Hebreu foi escravizado por vários séculos pelos egípcios, além deste exemplo podemos citar a civilização Romana, Inca e Maia que construíram seus impérios utilizando a escravidão como o seu alicerce.
O tempo passou e o trabalho escravo foi extinto, ou pelo menos é o que a sociedade quer que acreditemos, mas a realidade é que ainda hoje seres humanos são obrigados a trabalhar por salários e ambientes desumanos e até mesmo em alguns casos sem nenhuma renda. Tudo isso está ligado diretamente a desigualdade nas classes sociais e culturais, pois trazem em si o conceito de que ainda existe diferenças raciais e quanto mais baixa sua classe social, se torna mais suscetível a esse tipo de trabalho.
Ao compararmos os tempos antigos com os atuais podemos concluir que, a escravidão simplesmente não foi abolida apenas está mascarada por uma sociedade cega que não utiliza de suas leis e poder para beneficio do povo mais sim próprio, pois o que vemos ainda hoje é a escravização do homem pelo homem sem sofrer nem um tipo de punição.
Trabalho no século XXI: agentes causadores
A escravidão da atualidade se dá em função da miséria, da má distribuição de renda, corrupção e da má índole de muitas pessoas. Ela está simplesmente se adaptando e se remodelando de acordo com os dias atuais, podemos dizer que no Brasil, a facilidade com que os imigrantes entram em nosso país facilita com que se submetam a o trabalho escravo já que a necessidade de sobrevivência fala mais alto.
Outra maneira de estimulo de trabalho escravo esta associado a mídia, uma vez que tem por objetivo estimular o consumismo desenfreado fazendo com que as pessoas queiram adquirir bens matérias, poder fazendo com que as pessoas se submetam a trabalhar mais, turnos dobrados, em dois ou mais empregos tornando-se vulneráveis a esse tipo de exploração.
Os exploradores buscam pessoas que são alvos fáceis que muitas vezes não conhecem seus próprios direitos, geralmente são pessoas com pouca e ate mesmo nenhuma escolaridade, as propostas sempre vem com promessas de uma vida melhor, que na maioria das vezes é pura ilusão.
Podemos concluir então que os principais agentes causadores da escravidão no século XXI ocorre pela influencia da mídia sobre o consumismo, pela falta de atuação dos órgãos responsáveis em fiscalizar esses postos de trabalho irregulares e pela desinformação de seus direitos por suas vitimas.
...