Ética em Gestão de Projetos (TECNO SAMPA)
Por: Maraya21 • 11/5/2019 • Trabalho acadêmico • 2.098 Palavras (9 Páginas) • 198 Visualizações
[pic 1]
CURSO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO
ALUNO:
DESAFIO PROFISSIONAL
Ética em Gestão de Projetos
DISCIPLINAS NORTEADORAS: Ética Política e Sociedade; Empreendedorismo; Homem Cultura e Sociedade; Sistemas de Informação Gerencial.
CIDADE
2018
MARAYA APARECIDA ALVES
DESAFIO PROFISSIONAL
ÉTICA EM GESTÃO DE PROJETOS
O presente trabalho tem por objetivo, propor soluções nas questões éticas.
Orientador: Patrik Kelver Marçal Siqueira
CIDADE
2018
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
PASSO 1 5
1.1 Empresas envolvidas no contexto e principais características. 5
1.2 Quais as pessoas envolvidas? 5
1.3 (Desenhe o organograma da Tecnosampa) Quem é o protagonista? 6
1.4 Quais os seus pontos fortes e fracos? 6
1.5 Por que as duas empresas iniciaram um relacionamento profissional? 7
1.6 Os principais desafios da Tecnosampa e seus gestores. 8
1.7 Quais os processos de trabalhos destacados no caso? 8
1.8 Quais os sistemas de informação e gestão citados no caso? 9
1.9 Características e os principais problemas dos projetos realizados entre as empresas? 9
1.10 Qual era o entendimento de cada personagem sobre os projetos? 9
PASSO 2 10
2.1 Perfil Empreendedor: 10
PASSO 3 10
3.1 Existem problemas Éticos no contexto apresentado? Quais? 10
3.2 Qual a responsabilidade que cabe para cada das empresas envolvidas (Tecnosampa e Steinadler brasileira)? 10
3.3 Em que medida a Tecnosamba precisa se adaptar para conseguir atender às expectativas do mercado global em que a Steinadler está inserida? 10
3.4 A fim de atender a tais expectativas é possível admitir que “tudo é possível” para que os objetivos sejam atingidos? 11
CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS 13
INTRODUÇÃO
O desafio deste trabalho é focado em duas empresas que se juntaram para resolver questões que desenvolvam ambas internamente e externamente, trata-se nesse cenário corporativo, de relações profissionais e ética profissional, na questão se encontrava Silvio Becker, o gerente de projetos da empresa Tecnosampa.
Sabemos que “A Ética, enquanto uma reflexão científica e filosófica estuda os valores que regem os relacionamentos interpessoais, como as pessoas se posicionam na vida, e de que maneira elas convivem em harmonia com as demais”
A Ética Empresarial é de grande importância nas organizações nos dias de hoje, pois a sociedade está mais consciente, e atualmente no mundo corporativo passou a ser vista como meta essencial a ser alcançada. Silvio Becker é responsável pela liderança da execução dos projetos da Steinadler, que era um bom negócio comercial, mas tinha críticas quanto à forma como eram conduzidos os projetos e Silvio procurava executá-los corretamente.
PASSO 1
1.1 Empresas envolvidas no contexto e principais características.
São envolvidas duas empresas Brasileiras, Steinadler e Tecnosampa,
A Steinadler:
É uma grande indústria química multinacional, com sede na Alemanha, com 45 anos de existência e filial espalhadas em todos os continentes. Seu faturamento anual gira em torno de € 300 milhões/ano, com um considerável portfólio de produtos e serviços. Sua especialização é no ramo de tintas e solventes.
A Tecnosampa:
É uma empresa brasileira média com aproximadamente 15 anos de existência e 100 funcionários, oferecendo ao mercado serviços de desenvolvimento de sistemas de informação. De 2009 a 2014, faturou, em média, em torno de R$ 7 milhões/ano. Em sua carteira de clientes, encontram-se empresas da área privada e também órgãos públicos.
1.2 Quais as pessoas envolvidas?
O Sr. Nogueira presidente, Silvio o líder dos colaboradores que vivia um conflito como gestor de projetos, pois em parte se penalizava em não conseguir encontrar uma forma de solucionar esse problema, para confrontar Oliveira Gerente de Projetos, e seus superiores, Ferreira Vice Presidente Técnico e Pereira Vice Presidente Comercial.
1.3 (Desenhe o organograma da Tecnosampa) Quem é o protagonista?
[pic 2]
1.4 Quais os seus pontos fortes e fracos?
- Pontos fracos Tecnosampa:
- Falta de disponibilidade de Oliveira para se dedicar aos projetos era cada vez maior.
- Oliveira centralizava todas as decisões sobre as especificações dos projetos, o que acarretava atrasos no andamento operacional da Tecnosampa.
- Oliveira criticava fortemente essas normas e regras da TI da matriz, por considerá-las resultado de uma adaptação caseira de normas da área química.
- Os executivos da TI da matriz eram graduados na década de 1980, com uma visão desatualizada dos processos e tendências de metodologias de desenvolvimento de sistemas.
- Pontos fracos Steinadler:
- Não é reconhecida no mercado por ser a empresa que possui o melhor aparelhamento tecnológico em relação aos seus concorrentes, em decorrência de sua opção de criar as soluções de sistema de informação de maneira caseira, em vez de adquirir e integrar os melhores sistemas do mercado.
...