Ética nas organizações: conceito e aplicação nas organizações
Por: Cristian Gabrielli • 2/6/2015 • Artigo • 1.672 Palavras (7 Páginas) • 597 Visualizações
Ética nas organizações: conceito e aplicação nas organizações[pic 1]
- RESUMO
A ética surgiu com a necessidade de estabelecer regras morais para a convivência em sociedade, ajudando a definir os conceitos de certo ou errado e de moral e imoral. A ética é originada do grego ethos que numa aplicação livre significa conjunto de hábitos e normas em uma sociedade. Pode ser subdivida em vários importantes tópicos. A ética pessoal (indivíduo agindo na sociedade) é um conjunto de valores e moral que cada indivíduo possui de maneira única e intransferível. A ética pode ter várias aplicações nas organizações. Pode ser entendida como um código de normas implícito ou explícito que os colaboradores devem seguir, sendo que esse código pode entrar em conflito com a ética pessoal de cada colaborador. Pode também entrar em conflito com a moral (conjunto de regras de uma sociedade a respeito do que é certo ou errado, regras essas nem sempre impostas pela lei).
PALAVRAS-CHAVE: ética, ética nas organizações, aplicabilidade.
- ABSTRACT
The ethics arose with the need to establish moral rules for living together in society, helping to define the concepts of right and wrong and moral and immoral. Ethics is derived from the Greek ethos which means a free application set of habits and norms in a society. Can be subdivided into several major topics. The personal ethics (individual acting in society) is a set of values and morals that each individual has a unique and transferable way. Ethics can have several applications in organizations. Can be understood as a code of implicit or explicit rules that employees must follow, and this code may conflict with personal ethics of each employee. May also conflict with the moral (set of rules of a society about what is right or wrong, these rules do not always required by law).
KEYWORDS: ethics, ethics in organizations, applicability.
- INTRODUÇÃO
Os estudos abordados apresentam o conceito de ética e sua aplicabilidade nas organizações atuais. Com base nesses dados é possível definir a ética pessoal e profissional, a sua importância para a realização de bons negócios e para o convívio em grupo.
Segundo Transferetti (2011) na sua obra ‘Ética e Responsabilidade Social’:
“neste mundo marcado pela competição, busca do lucro, fortalecimento do mercado, a ética empresarial precisa ocupar o seu espaço como instância crítica de um ambiente normalmente hostil às boas regras de conduta”
Nesse contexto destaca-se a importância da ética empresarial para o bom desempenho da empresa e seu sucesso como organização. No artigo são apresentadas situações ou problemas em que a ética é colocada em prova, assim como também são apontadas situações para melhorar e aperfeiçoar a situação ética dos profissionais.
- Referencial Teórico
- Valores
- Moral
- Pensamento Ético e suas raízes
- METODOLOGIA
A ambiência do estudo se dará apenas em conceitos teóricos. Livros e artigos acadêmicos serviram como base para elaboração desse artigo. O trabalho tem por objetivo principal apresentar de forma clara os conceitos relacionados à ética, conceitos esses que estão intrinsecamente ligados com o estudo da ética nas organizações. Serão apresentados casos em que os conceitos levantados foram usados de forma correta e casos em que uma conduta antiética se fez presente.
- CONCEITO
A ética, do grego ethos, pode ser entendida como um conjunto de hábitos e normas para se viver em sociedade. Seu conceito passou por várias adaptações para chegar ao conceito que temos hoje. Abaixo uma figura com seus principais conceitos com a evolução do estudo da administração.
AUTOR | DEFINIÇÃO |
Maximiano (1974 e 2012) | Disciplina ou campo do conhecimento que trata da definição e avaliação de pessoas e organizações, dispondo sobre o comportamento adequado e os meios de implementá-lo. |
Daft (1991)1 | Código de princípios e valores morais que governam o comportamento de uma pessoa ou grupo, no tocante ao que é certo ou errado. |
Reale (1999)1 | Ciência normativa dos comportamentos humanos. |
Thompson (2008)1 | Manifestação de normas culturais, contextuais e interpessoais que tornam inaceitáveis certas estratégias e comportamentos. |
Figura 5.1: Conceitos de Ética Fonte: Figura adaptada de Martinelli, Nielsen e Martins (2010) Obs: Daft (1991), Reale (1999), Thompson (2008) citados por Martinelli, Nielsen e Martins (2010)
...