A Ética Organizacional
Por: alinemuriel25 • 24/4/2017 • Trabalho acadêmico • 835 Palavras (4 Páginas) • 288 Visualizações
Curso Administração
Disciplina: Competências Profissionais
TAREFA: para entregar escrito data da apresentação em sala pelo grupo.
1-Dos itens da ATPS : Responder os itens 0 1, 02, 04 ( escrito)
2- Explicar (escrever) o grupo do código de ética (abaixo) que foi escolhido ( resumidamente tópicos importantes de destaque) justificar a escolha do que irá apresentar ( filme, reportagem, case, etc) relacionando ao código de ética do administrador na sua parte de apresentação levantando os pontos em destaque.
Inserir o link, ou anexar a apresentação.
1
ATPS-
Passo 1 (Individual)/ grupo
Pesquisar no PLT da disciplina e na obra de MATOS, Francisco Gomes de. Ética na Gestão Empresarial: da conscientização à ação. São Paulo: Saraiva, 2010:
1 - O significado da palavra “ética” e o que seria “ética organizacional”.
A palavra ética deriva da palavra grega “ethos”, e significa aquilo que pertence ao “bom costume”, “costume superior” ou “bom caráter”.
Ética Organizacional – O pensamento de ganhar o cliente ao qualquer custo, não respeitar os valores e a missão, não internalizar a cultura da organização e a corrupção, faz uma organização não ética, e esta está fadada ao fracasso, mesmo que tardio. Uma empresa ética demonstra ter consistência, coerência e credibilidade, para este resultado é primordial que se trabalhe a cultura organizacional.
2 - Diferenciar “ética” de “moral”.
A ética tem o intuito de direcionar nossa conduta no dia a dia, quando nos referimos ao comportamento e está relacionada à cultura e a educação. Algumas profissões dispõem do código de ética, com o propósito de direcionar o comportamento e a conduta destes profissionais, não devendo ser confundida com a lei, apesar de por vezes a lei ser fundamentada em princípios éticos.
“Ética expressa valores da verdade: respeito à vida; respeito à dignidade humana; respeito à liberdade responsável; respeito ao trabalho e respeito ao bem comum”, cita Francisco Gomes de Matos em Ética na Gestão Empresaria.
A moral está relacionada ao bom e mau, certo ou errado, justo ou injusto, diz respeito a nossa consciência moral, senso moral, regras, tabus e costumes convencionados por cada sociedade.
3 - Ler o Código de Ética do Administrador, disponível em:
<https://drive.google.com/file/d/0BzEyXOpiO7qpUks2cjRWZXU2ajQ/edit?usp=sharing>. Acesso em: 15 out. 2014, e relatar sobre a ética voltada para a qualidade e valorização
dos clientes internos e externos.
Manter-se transparente com o cliente em relação a real situação da empresa em que trabalha, comunicar com antecedência e inclusive por escrito, situações adversas e as possíveis soluções, defender com zelo os bens e interesses do cliente, com diligência e honestidade, sem abrir mão de sua dignidade, renunciar ao seu posto se o cliente manifestar desconfiança de qualquer natureza.
- Pleitear para si ou para outros, cargos que esteja ocupado por um colega, prejudicar por meio de atos ou omissões, declarações, ações ou atitudes, colegas de profissão, membros dirigentes ou associados das entidades representativas da categoria.
- Ter para com os colegas a consideração, o apreço, o respeito mútuo. Evitar fazer referências prejudiciais ou desabonadoras, evitar desentendimentos com colegas.
4 - Especificar os pontos essenciais de um modelo de gestão que preserve a ética.
Quando uma organização decide ser moralmente ética, está automaticamente assumindo riscos, tendo em vista que está conduta pode fazer com que uma boa oportunidade de mercado não seja viável, por trair os conceitos éticos. Aflorar em cada indivíduo conceitos éticos, internalizando a cultura ética, consolidando a verdade e a transparência.
...