A Ética e Relações Humanas no Trabalho
Por: vivikabiju • 29/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.453 Palavras (6 Páginas) • 208 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Nome da Disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho
Curso: Administração de Empresas
Unidade de Ensino: Anhanguera Santo André
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido para a disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.
Conteúdo
Introdução 4
Por que a escolha desse conjunto de crenças e valores não é alinhada à corporação em questão. 5
Possíveis implicações éticas do profissional que apresenta as crenças e os valores não alinhados aos da empresa. 6
Possíveis impactos nos resultados da empresa quando seu colaborador não compartilha das mesmas crenças e valores. 6
Possíveis impactos no desempenho do colaborador quando ele não compartilha das mesmas crenças e valores da empresa. 8
Considerações finais. 8
Referências bibliográficas. 9
Introdução
Este trabalho tem por objetivo revelar quais os impactos para a Petrobrás e para o funcionário quando as crenças e valores são destoantes dos procedimentos e código de ética elaborados por uma companhia estatal.
A Empresa Petrobrás de sociedade anônima de capital aberto será avaliada neste trabalho, cujo acionista majoritário é a União Federal o qual é representada pela Secretária do Tesouro Nacional.
A maior estatal do país vem sido alvo na mídia, televisão e internet em escandalos de corrupção, lavagem de dinheiro, pagamento de propina e suborno através de empresas empreiteiras, prestadoras de serviço.
A Operação denominada pela Polícia Federal como “Operação Lava a Jato”, que investiga um grande esquema de corrupção e desvio de Dinheiro envolvendo a Companhia mencionada neste trabalho bem como grandes empreiteiras do país e políticos será o foco desta pesquisa para justificar os desvios de dinheiro efetuados por doleiros.
Serão evidenciadas algumas atitudes que foram contra os padrões éticos da companhia e quais os impactos e implicações as mesmas sofreram.
Por que a escolha desse conjunto de crenças e valores não é alinhada à corporação em questão.
Abaixo temos uma tabela com um perfil destoante de um profissional da Empresa Petrobrás que não é alinhada com a coorporação.
TABELA COM PERFIL DESTOANTE DE PROFISSIONAL
Crenças e valores da empresa Crenças e valores do profissional que sejam destoantes das crenças e dos valores da empresa
Busca maximizada e sinergia entre equipes, áreas e unidades assegurando a visão integrada da companhia em tomada e ações e decisões. Busca desordenada e exorbitante na tomada de decisões e ações prejudicando a integração e colaboração entre equipes.
Valorização da variedade humana e cultural, respeito às diferenças, a não desigualdade de oportunidades e discriminação das pessoas em relação com a instituição. Preconceito ao ser humano na questão racial e cultural das pessoas e abertura de oportunidades levando em consideração o jogo de interesses através de nepotismo.
No desenvolvimento sustentável, a organização persegue o sucesso nos negócios em longo prazo com perspectiva para um ambiente social saudável nas comunidades em que atua. Degradação do meio ambiente através de condutas irresponsáveis prejudicando o sucesso da empresa.
Busca incessante na geração de valor das partes interessadas com foco em disciplina de capital e gestão de custos. Valorização de pessoas e equipes de alto desempenho. O profissional busca financeiramente o crescimento através de indisciplina ao regimento do código ética e conduta da empresa.
Negócios, ações, relações e compromissos orientados pelo código de ética e conduta da empresa. Negócios, ações e compromissos destinados ao interesse próprio deturpando o código de ética e conduta da empresa.
A quantidade de crenças e valores do profissional em questão é destoante por que o mesmo não compartilha dos mesmos objetivos que a companhia determinou para o crescimento da mesma. Este tipo de situação está voltada para o caratér e personalidade do indivíduo em que busca o crescimento pessoal e financeiro através de ações ilícitadas em detrimento da Empresa Petrobrás.
O profissional está voltado para as ações e condutas que estão fora da transparência e princípios éticos da organização quando o mesmo busca a discriminação das pessoas e culturas.
O respeito à diversidade e igualdade no ambiente e relações com as pessoas está mencionado na guia de conduta da Petrobrás onde o tópico 4.12
Respeitar a diversidade humana e cultural nos ambientes e relações de trabalho;
Repudiar toda e qualquer forma de preconceito e discriminação, comunicando os eventuais casos vivenciados ou testemunhados. (Guia da Conduta da Petrobrás - Versão aprovada pela Diretoria Executiva da Petrobras em 19/11/2014, Ata DE 5182, Pauta nº 1537).
Possíveis implicações éticas do profissional que apresenta as crenças e os valores não alinhados aos da empresa.
As implicações éticas do profissional que apresenta as crenças e valores estão relacionadas a mentira, desonestidade, a injustiça desleal, o não respeito a vida humana, as situaçoes ocultas e ilícitas.
Os profissionais praticavam atos com desvio e lavagem de dinheiro que estavam totalmente fora das crenças e valores da Empresa.
O guia de conduta da Petrobrás aborda no tópico 4.6 o seguinte:
Rejeitar e denunciar situações de fraude e corrupção, sob qualquer forma, direta ou indireta, ativa ou passiva, que envolva ou não valores
...