A Ética em Gestão de Projetos
Por: michelle7930 • 31/12/2019 • Trabalho acadêmico • 4.963 Palavras (20 Páginas) • 126 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 1
2 CONHECENDO AS EMPRESAS ENVOLVIDAS NA SGA 1
2.1 OS PERSONAGENS ENVOLVIDOS 1
2.1.1 DESAFIOS ENCONTRADOS 1
2.1.1.1 SISTEMAS E PROCESSOS 1
3 O QUE É SER EMPREENDEDOR? 1
3.1 CARACTERÍSTICAS EMPREENDEDORAS DOS PERSONAGENS 1
4 O QUE É ÉTICA? 1
4.1 QUESTÕES ÉTICAS NO AMBIENTE DE TRABALHO 1
4.2 RESPONSABILIDADE ÉTICA 1
3.3 CORRIGINDO FALHAS ÉTICAS 1
3.4 VALE A PENA SER ÉTICO? 1
CONCLUSÃO 1
REFERÊNCIAS 1
- INTRODUÇÃO
Um administrador bem sucedido precisa ter conhecimentos variados em diversas áreas e saber lidar com situações dos mais diferentes tipos, conhecer os comportamentos característicos de um empreendedor, ainda que não seja dono do próprio negócio, pois dentro da organização se pode intraempreender para buscar sempre melhorar suas práticas e alcançar objetivos e metas, o administrador precisa ainda conhecer o comportamento humano em sociedade pois irá lidar com pessoas e pautar suas ações em princípios éticos, deve ter um certo conhecimento dos sistemas e ferramentas de informação gerencial que irão auxiliar seu trabalho, desde a organização de dados, controle de processos e qualidade, e na tomada de decisões.
A seguir veremos como aplicar esses conhecimentos inerentes ao administrador e que nós aprendemos nas disciplinas acadêmicas pertinentes, em uma situação ocorrida dentro de uma organização. Nos será apresentado o contexto da situação, o comportamento adotado por cada personagem envolvido, as ferramentas, métodos e sistemas de informação gerencial utilizados e presentes no caso. Estudaremos cada personagem a fim de identificar quais características reúnem e que são próprias de empreendedores de sucesso segundo pesquisa realizada pela ONU(Organização das Nações Unidas) e veremos quais foram os valores que guiaram o comportamento de cada personagem para tomarem as decisões que tomaram diante dos desafios que surgiram.
- CONHECENDO AS EMPRESAS ENVOLVIDAS NA SGA
Na nossa situação geradora de aprendizagem nos foram apresentadas duas empresas, a Tecnosampa que é uma empresa brasileira de médio porte e que fornece sistemas de informação a outras empresas dos setores público e privado, está no mercado a cerca de 15 anos e possui em seu quadro 100 funcionários. Sua equipe interna é muito bem preparada e seus conhecimentos técnicos abrangem as mais demandadas e modernas tecnologias de desenvolvimento de sistemas de informação, a área técnica é certificada pelo programa de qualidade ISO 9001, que é uma norma de padronização da qualidade para um determinado serviço ou produto, trata-se de uma ferramenta estratégica que define requisitos para o sistema de gestão da qualidade e a forma como uma empresa deve ser gerenciada, tendo o objetivo de identificar e atender as necessidades dos clientes. A gestão de seus projetos é fundamentada no PMBOK (Project Management Body of Knowledge) que é um guia do conjunto de práticas na gestão de projetos organizado pelo instituto PMI, e é considerado a base do conhecimento sobre gestão de projetos pelos profissionais da área. A duração média de seus projetos é de seis a oito meses e o valor médio em torno de R$ 700.000,00.
Reunindo tantas qualidades, a empresa Tecnosampa chamou a atenção e conquistou a confiança da empresa Stainadler, que após o sucesso nas negociações comerciais fechou contrato para cinco novos projetos de sistemas de informação comercial que renderiam à Tecnosampa um faturamento de aproximadamente quatro milhões de reais.
A Stainadler é uma grande indústria quimica alemã com sede em seu país de origem e filiais em todos os continentes, e mais de 45 anos de atuação no mercado, possui um grande portfólio de produtos e é especializada no ramo de tintas e solventes domésticos e industriais, fatura cerca de 300 milhões de euros ao ano. Sua filial brasileira foi responsável no ano de 2013 por 40% do faturamento global, recebendo grande atenção e investimentos da matriz para melhoria de seus resultados. De olho no promissor mercado brasileiro, os executivos dessa filial viram a necessidade de adequar seus sistemas de informação, pois devido a grandes diferenças existentes no país em que se localiza, o sistema corporativo global da empresa não atendia totalmente às suas necessidades, foi então que surgiu a parceria com a empresa Tecnosampa.
- OS PERSONAGENS ENVOLVIDOS
Após conhecermos as empresas envolvidas na SGA, vamos agora conhecer quem são as pessoas envolvidas nos projetos e como funciona a hierarquia das empresas.
A empresa Tecnosampa é presidida pelo sr. Nogueira que é formado em engenharia e experiente na área de tecnologia, porém não diretamente com desenvolvimento de sistemas, como presidente ocupava um papel importante na esfera diplomático-comercial, mas faz questão de estar informado das atividades desenvolvidas no setor operacional da empresa. Logo abaixo do presidente, temos o vice-presidente técnico Sr. Ferreira, responsável pela área de operações e também responsável por qualquer entrega realizada pela área que lhe é subordinada e o vice-presidente comercial o Sr. Pereira que possui formação técnica e experiência como programador, ele é responsável por conquistar novos clientes para a Tecnosampa e por manter os atuais clientes sendo a área a ele subordinada responsável por elaborar e negociar as propostas comerciais da empresa com seus clientes atuais e potenciais. Em seguida temos Silvio Becker, nosso personagem principal nessa situação, ele é gerente de projetos, responsável da Tecnosampa e responsável pela liderança dos projetos realizados em parceria com a Stainadler, formado em engenharia, especializado e certificado em gestão de projetos, experiente em desenvolvimento de sistemas, já atuou como programador, analista de sistemas e coordenador, possui conhecimentos básicos da língua alemã, o que facilitou a comunicação com a diretoria da Stainadler.
...