A Ética em Gestão de Projetos
Por: Mayara Sinuessa • 11/5/2020 • Trabalho acadêmico • 1.927 Palavras (8 Páginas) • 130 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Sistema de informação 4
2.2 empreendedorismo 8
3 CONCLUSÃO 13
REFERÊNCIAS 14
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo reaver os conceitos da Ética e da Moral no cotidiano das correlações humanas para que sejam atilados e fortalecidos nas atribuições profissionais.
Podemos com o desenvolvimento deste, unir a teoria com a prática, explorando a importância dos temas abordados nas aulas.
DESENVOLVIMENTO
Sistema de informação
Atualmente vivemos no mundo da informação, onde se deve captar o conhecimento a favor de um processo cada vez mais atualizado; Neste vamos apresentar duas empresas com serviços distintos, mas que precisam uma da outra.
A Tecnosampa é uma prestadora de serviços na área de Sistemas de Informação, empresa de médio porte, está atuando no mercado de trabalho á 15 anos; Entre seus clientes estão empresas da área privada e também órgãos públicos; Seus principais atributos são suas inovações e compromisso de entrega; As principais tecnologias que ela oferece são C. net, Java, Android, HTML5, Javascript, entre outros.
Já a Steinadler , é uma multinacional com sede na Alemanha, conta com 45 anos de existência e filias espalhadas por grande parte do mundo, sendo sua especialidade na área de tintas e solventes. Onde seu carro-chefe são as tintas industriais. No Brasil, possui uma respeitável filial, que em 2013 contribuiu para os 40% do faturamento global, o que chamou a atenção da matriz, onde recebeu um investimento vultoso para a melhoria dos resultados.
Os principais envolvidos eram o Presidente da Tecnosampa o Sr Nogueira, engenheiro de formação; abaixo do presidente estavam o Sr Ferreira que era o Vice Presidente Técnico e o Vice Presidente Comercial, Sr Pereira, e também não menos importante Silvio, que era o representante da Tecnosampa para condução dos projetos para a Steinadler. Por sua vez a Steinadler tinha o Gerente de Projetos Oliveira.
Organograma Tecnosampa
[pic 12]
Silvio era o líder mais apropriado disponível no quadro de funcionários, graduado em engenharia em uma importante faculdade do país, tinha diversas especializações e certificação em gestão de projetos. Sempre foi atuante na área de sistemas de informação; programador,; analista de sistemas; coordenador e em seguida, gerente da Tecnosampa; Silvio tinha também conhecimentos relevantes no idioma alemão; sendo por isso bem sucedido com conversas informais com diretores da Steinadler, possibilitando persuasão e entendimento com seus clientes. Em contrapartida Silvio procurava desempenhar de modo correto suas funções, entretanto se sentia obrigado a executar atividades com as quais não assentia, pois acreditava não serem eticamente certas; O que também levava Silvio a não confiar facilmente nas pessoas.
A filial brasileira Steinadler constatou a falta da tropicalização dos sistemas de informação da matriz; executivos brasileiros tinham particularidades próprias em diversos aspectos do modelo de negócio; Em 2009 assentiu iniciar uma parceria local com a empresa de software brasileira, mantendo a condição sobre disciplina exigida nas regras da matriz. Após uma longa pesquisa de fornecedores de software brasileiros, a Tecnosampa chamou a atenção dos executivos da Steinadler brasileira, devido a sua proposta de flexibilidade e garantia de entrega em meios importantes.
Silvio identificou muitas dificuldades em se igualar com a forma de condução de Oliveira, sendo as principais, duas se destacavam; A gestão de requisitos foi o maior desafio do projeto, Silvio constatou que Oliveira não se preocupava em apresentar claramente os requisitos, tanto no momento de descrever o objeto no contrato como na descrição detalhada do objetivo. E os dados e ambientes adequados para o desenvolvimento do projeto foram disponibilizados muito tardiamente ,ocasionando um considerável retrabalho.
Sendo as dificuldades do projeto constantemente compartilhadas por Silvio, com vice presidência da Tecnosampa, Ferreira e Pereira.
Como eles desenvolvem suas atividades profissionais e como realizam é chamado de processo de trabalho, ou seja, é o conjunto de procedimentos pelos quais atuam; O processo de trabalho da Tecnosampa é oferecer os serviços de Sistemas de Informação, tanto para empresas privadas, quanto para órgãos públicos. A Steinadler por sua vez traz aos seus clientes a especialização no ramo químico, com um considerável portfólio de produtos e serviços.
O primeiro planeamento era relacionado a um sistema de controle de comissionamento de vendedores e canais de venda; O que agradou muito a organização, se espalhando por outras filias, porém, nem todos os objetivos foram bem sucedidos, os recursos destinados foram o maior que o pretendido.
Steinadler pediu para Tecnosampa desenvolver um sistema de suporte ao processo de qualidade, ocasionando uma maior união na parceria, mas os obstáculos do primeiro projeto se repetiam; Silvio acreditava veementemente que a culpa era da má gestão de Oliveira. No terceiro ano da sociedade, além dos problemas entre Silvio e Oliveira, ocorreu uma nova circunstância: dois projetos anteriores, que continham brechas de especificação (motivados por falhas de Oliveira) se sobressaíram com o uso diário. Encontraram uma maneira de se adaptar na correção de novos projetos, de maneira que os erros de Oliveira seriam aparentemente evidentes para a corporação.
...