A Ética nas Organizações
Por: GNOMOWIL • 5/10/2015 • Resenha • 345 Palavras (2 Páginas) • 193 Visualizações
Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP
Alunos: Jéssica Alana Cachinski, Larissa Turke e Willian Mendes.
ÉTICA
ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES
Elizete Passos
Caçador 01/10/2015
No mundo em que vivemos, tem exigências para que o convívio seja harmonioso e respeitoso seja em relação social política ou econômica. As doutrinas nascem em diferentes épocas mudando a vida social e moral.
Nos dias de hoje, para uma empresa ter credibilidade junto ao mercado, não basta só ter qualidade a seus produtos ou serviços, embora esse fato ser de extrema importância primordial já que o público consumidor está cada vez mais exigente, a conquista da credibilidade engloba outros fatores. Ela engloba outros itens relacionados e uma das principais é a ética o qual existe exigências de valores morais em todas as instâncias sociais. Nossa sociedade passa por uma grave crise de valores (falta de respeito) e a ética é dita entendida como a ciência dos costumes.
Nas empresas o sucesso depende muito da ética dos envolvidos, isso interfere no trabalho e organização, produtividade e relação entre os colaboradores, o qual se torna um sucesso se praticada “corretamente” o qual seria agir de acordo com determinadas regras e preceitos para melhor convívio entre todos envolvidos, ou seja, as principais virtudes são: a justiça (honestidade), prudência (paciência, cautela), a coragem (ousadia), moderação (a virtude encontra-se no equilíbrio).
A ética tem sido avaliada relacionadas com o negócio das empresas, e a forma como a empresa vende seus produtos e enfrenta a concorrência define a empresa, pode-se dizer que envolve os fenômenos morais, assim como os envolvidos da equipe referente ao assedio o que além de ser imoral, impossibilita o crescimento profissional da vítima, incluindo a forma de vestir-se no expediente de acordo com os padrões da empresa.
Conclusão: A intenção é fazer com que haja justiça, igualdade, honestidade e liberdade voltado aos princípios morais, que esses valores sejam adotados com frequência e que tal parceria é necessária em qualquer estabelecimento e até mesmo no cotidiano, visando apenas lucro voltado ao bem estar dos empregados e outros envolvidos.
Referência o livro Ética nas organizações, de Elizete Passos. EDITORA ATLAS.
...