A ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESA
Por: R4GER34 • 11/6/2015 • Monografia • 605 Palavras (3 Páginas) • 253 Visualizações
Este artigo faz parte da série “escolas de estratégia” e é o último de um total de 12.
É necessário fazer planejamento estratégico? É necessário ter uma estratégia? Como conciliar o perfil de líderes à necessidade de gestão estratégica? O certo é conciliar a estratégia à liderança, ou a liderança à estratégia?
[pic 1]
Safari de Estratégia
Nesta série de artigos apresentamos cada uma das escolas de estratégia, conforme o livro “Safari de Estratégia” de Mintzberg, Ahlstrand e Lampel, no clássico livro “Safari de Estratégia” (Figura 1). Neste último artigo fazemos um breve resumo de cada escola e discutimos a aplicabilidade do Safari.
A intenção do Safári de estratégia foi sistematizar conceitos e diretrizes para cada forma de estabelecer e conduzir a estratégia de uma organização.
Assim cada escola tem suas vantagens e desvantagens, bem como sua aplicabilidade em função do contexto.
As primeiras três escolas foram estruturadas em prescritivas, isto é, a formulação da estratégia de forma a definir o rumo a ser seguido pela organização, representadas pelas escolas do design, planejamento e posicionamento.
Esta abordagem guarda relação com a chamada “estratégia deliberada”, isto é, o tipo de estratégia estabelecido pela organização ou empresa, pensada, arquitetada, e tentada ser colocada em prática a partir desta definição por parte da organização.
Por outro lado as escolas do empreendedorismo, cognitiva, aprendizado, poder, cultural, ambiental e de transformação guardam relação mais forte com a chamada estratégia descritiva.
Esta abordagem guarda relação com aquelas empresas e organizações que mais reagem ou adequam sua estratégia como forma de resposta às estratégias emergentes, isto é, as imposições que se colocam para as organizações em função de aspectos ou fatos não previstos na estratégia prevista anteriormente.
Resumidamente, apresentamos, a seguir, dois aspectos de cada escola, propostos por Mintzberg. Para cada escola, apresentamos a mensagem pretendida e a mensagem recebida, como se fora o desejo e o possível de executar
Para a escola do design, o desejo é adequação, e o possível é pensar (estratégia como estudo de caso);
Para a escola do planejamento, o desejo é formalizar, e o possível é programar (em vez de formular);
Para a escola do posicionamento, o desejo é analisar, e o possível é calcular (em vez de criar e comprometer);
Para a escola do empreendedorismo, o desejo é pressentir, e o possível é centralizar (e depois esperar);
Para a escola cognitiva, o desejo é enquadrar, e o possível é preocupar-se ou imaginar;
Para a escola do aprendizado, o desejo é aprender, e o possível é jogar (em vez de seguir);
Para a escola de poder, o desejo é agarrar, e o possível é ocultar;
Para a escola cultural, o desejo é aglutinar, e o possível é perpetuar (em vez de mudar);
Para a escola ambiental, o desejo é lutar, e o possível é capitular (em vez de confrontar);
Para a escola de transformação, o desejo é integrar, transformar , e o possível é agregar, revolucionar (em vez de adaptar).
Qual escola escolher? Há uma escola correta? Não se desespere, nem se apresse, em escolher uma das escolas. Existem complementariedades entre algumas delas.
...